A princípio, é fulcral pontuar como ausência de diálogos a respeito da linhagem africana contribui para a desvalorização desse povo. Segundo a pensadora, Djamila Ribeiro , é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, perspectiva que demonstra a falha das instituições educacionais, visto que a carência de debates e informações nas salas de aulas referente à cultura dos africanos são inexistentes na esfera brasileira. Paulo Freire escritor brasileiro destaca que o diálogo é essencial para compreender as mazelas sociais. Logo, devido à insuficiência do setor educacional a problemática permanece no Brasil.
Além disso, o preconceito existente na sociedade agrava ainda mais o empecilho. Na música " Bença mãe", do rapper brasileiro, Djonga, embora seja uma melodia, retrata aspectos da esfera brasileira, onde a população está alienada aos estereótipos preconceituosos existentes na sociedade, como consequência, restringe a representação cultural africana. Albert Einstein, destaca que é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito, o físico Einstein está certo, no que concerne a sociedade brasileira. Nessa lógica, o preconceito presente no panorama hodierno, impossibilita a valorização africana no Brasil.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para combater a desvalorização africana no Brasil. Dessa maneira, o estado-órgão responsável pelos cidadãos por intermédio do Ministério da Educação deve disponibilizar informações sobre a identidade cultural e as contribuições dos africanos no Brasil, essa ação deve ocorrer por meio da reestruturação do componente curricular (matéria história) no âmbito pedagógico, visando informar a população sobre a importância da valorização da herança africana no Brasil.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O autor da redação demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com apenas alguns pequenos erros. Na primeira frase, por exemplo, o correto seria "analisa-se" em vez de "analisasse". Além disso, o termo "indentidade" deve ser corrigido para "identidade".
Em relação à compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro do formato dissertativo-argumentativo, a redação está impecável. O candidato abordou a questão dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil de forma clara e estruturada.
Quanto à seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (competência três), também foi muito bem realizada pelo autor. Ele citou pensadores como Djamila Ribeiro e Paulo Freire para embasar seus argumentos.
A competência quatro – demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – foi atendida com sucesso. No entanto, há algumas repetições que poderiam ter sido evitadas ou substituídas por sinônimos ou expressões equivalentes - como é o caso das palavras 'preconceito' que aparece diversas vezes no texto.
Por fim na competência cinco – elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e esteja articulada com a discussão desenvolvida no texto – o autor fez uma excelente proposta, indicando claramente o agente (o Ministério da Educação), a ação (disponibilizar informações sobre a identidade cultural e as contribuições dos africanos no Brasil), o meio (por meio da reestruturação do componente curricular) e finalidade (informar a população sobre a importância da valorização da herança africana no Brasil).