Em primeiro plano, é importante ressaltar a falta de medidas governamentais para solucionar a falta de acesso a cultura africana. A pensadora brasileira Djamila Ribeiro diz que "o primeiro passo para solucionar um problema é tirá-lo da invisibilidade". Partindo desse pressuposto, o descaso estatal gera invisibilidade para cultura de um povo que predomina nosso país. Tornado esse quadro alarmante e gerando esquecimento dentro das escolas e casas de pessoas que não tem a oportunidade de conhecer de onde vieram.
Outrossim, o silenciamento midiático pode ser citado como promotor do problema. De acordo com o IBGE, 51% da população brasileira é composta por pessoas negras. Entretanto, nas grandes mídias vemos sempre mais do mesmo: pessoas brancas espalhando seus costumes e uma pequena parcela de pessoas negras tentando ter sua voz ouvida e sua herança valoriza. Destarte, a mídia quer propagar o que os trazem dinheiro, resultando em um cenário caótico diante desse quadro.
Urge, portanto, que é necessário medidas estatais e sociais para solucionar este problema. O Ministério de Educação em conjunto com as escolas deve promover campanhas sobre a herança africana que compõe o país. Paralelamente, as grandes mídias devem dar voz e promover propagandas para dar visibilidade e espaço a novas culturas. Assim, o preceito constitucional será solidificado em nosso país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de gramática como "defiencia" e "valoriza". Corrija para "deficiência" e "valorizada". A proposta de intervenção carece de detalhamento. Sugira ações específicas, como campanhas educativas com metas claras.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.