Avatar do usuário
Por mariaribeir
Quantidade de postagens
#139161
A Constituição Federal de 1988, veio para consolidar a redemocratização do Brasil, tendo como um de seus princípios a valorização do legado de crenças, culturas e tradições de um grupo social. Entretanto, a sociedade brasileira não vive a realidade pregada na Carta Magna, onde culturas como a africana, em pleno século XXI são desvalorizadas. Desse modo, é preciso combater a omissão midiática e o racismo estrutural, os quais ocasionam a problemática.
Diante desse cenário, é preciso destacar que o silêncio da mídia intensifica a desvalorização da herança africana. Nessa ótima, a antropóloga Lilia Schwarcz elaborou o termo “política do eufemismo”, ou seja, determinados problemas tende a ser suavizados deixando de receber a visibilidade necessária. Assim, por não ser abordado, não recebe o olhar preciso para ser discutido e implementado uma visão sem estereótipos preconceituosos.
Ademais, é válido salientar que o racismo estrutural contribuí para o entrave. Nesse sentido, na obra Utopia, dirigida pelo autor Thomas More retrata uma “sociedade perfeita”, sem desigualdades e preconceitos. Contudo, pelo Brasil ter vindo de uma sociedade escravocata, onde os povos africanos eram escravizadas por causa da cor da pele e considerados inferiores, o preconceito racial ainda perdura nos dias atuais. E por isso, a sociedade brasileira não pode ser considerada “perfeita” como a de More. Tendo como consequência, o olhar preconceituoso diante a herança africana.
Portanto, faz-se necessário tomar medidas para resolver o problema. Nesse viés, cabe a mídia e ao Estado elaborar campanhas de conscientização, por meio de postagens em redes sociais e palestras com profissionais especializados na valorização da herança africana. Afinal, assim é possível cumprir o direito proposto pela Carta Magna.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "contribuí" em vez de "contribui". Use conectivos adequados, como "sob essa ótica" em vez de "nessa ótima". Proposta de intervenção bem estruturada, mas detalhar mais o papel do Estado e da mídia.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.