Diante desse cenário, é preciso destacar que o silêncio da mídia intensifica a desvalorização da herança africana. Nessa ótima, a antropóloga Lilia Schwarcz elaborou o termo “política do eufemismo”, ou seja, determinados problemas tende a ser suavizados deixando de receber a visibilidade necessária. Assim, por não ser abordado, não recebe o olhar preciso para ser discutido e implementado uma visão sem estereótipos preconceituosos.
Ademais, é válido salientar que o racismo estrutural contribuí para o entrave. Nesse sentido, na obra Utopia, dirigida pelo autor Thomas More retrata uma “sociedade perfeita”, sem desigualdades e preconceitos. Contudo, pelo Brasil ter vindo de uma sociedade escravocata, onde os povos africanos eram escravizadas por causa da cor da pele e considerados inferiores, o preconceito racial ainda perdura nos dias atuais. E por isso, a sociedade brasileira não pode ser considerada “perfeita” como a de More. Tendo como consequência, o olhar preconceituoso diante a herança africana.
Portanto, faz-se necessário tomar medidas para resolver o problema. Nesse viés, cabe a mídia e ao Estado elaborar campanhas de conscientização, por meio de postagens em redes sociais e palestras com profissionais especializados na valorização da herança africana. Afinal, assim é possível cumprir o direito proposto pela Carta Magna.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros gramaticais como "contribuí" em vez de "contribui". Use conectivos adequados, como "sob essa ótica" em vez de "nessa ótima". Proposta de intervenção bem estruturada, mas detalhar mais o papel do Estado e da mídia.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.