Avatar do usuário
Por diogodshk
Quantidade de postagens Amigos
#139926
Francis Bacon, ao relacionar o conhecimento ao poder, afirmou que o saber fornece meios para alterar o panorama vivido. No entanto, ao observar os desafios para valorização do legado africano no Brasil, certifica-se que a tese do filósofo diverge da realidade hodierna, haja vista a persistência do racismo estrutural e da falta de exposição ideal quanto a herança afro-brasileira. Desse modo, para mediar a problemática, a carência de debates e os aspectos sociopolíticos serão aprofundados.

Diante desse cenário, verifica-se como a precariedade de deliberação fomenta a adversidade. Nesse sentido, segundo o conceito de Normalização de Michel Foucault, há, na sociedade, a repetição de comportamentos motivados pela ausência de reflexão crítica. Em analogia, a reincidência da falta de ensino quanto a herança africana como um todo no Brasil, é constatada a medida que se é ensinado pouquíssimo quanto a cultura, religião, costumes e as grandes personalidades negras do Brasil nas escolas. Consequentemente, observa-se uma desvalorização da cultura afro-brasileira no país, afinal a população não teve o acesso adequado a história negra no Brasil. Com isso, torna-se imprescindível a discussão coletiva para solucionar o impasse.

Além disso, merece ênfase o quesito estatal. A esse respeito, John Locke, por meio do contrato social, afirmou que o Estado deve garantir o bem-estar a toda comunidade. Entretanto, a carência de campanhas públicas que conscientizem a população acerca da história afro-brasileira e a carência de punição ao preconceito racial no Brasil, contrasta com o ideal do pensador, tendo em vista a carência da ação governamental, tanto para orientar quanto as origens africanas no Brasil, quanto para penalizar de forma ideal o racismo. Como resultado, o racismo estrutural se torna cada vez mais forte no país. Dessarte, verifica-se a importância da atuação estatal.

Portanto, é preciso intervir na desvalorização da cultura afro-brasileira. Logo, com a finalidade de atenuar as consequências abordadas, o Ministério das Comunicações deverá, por meio de mídias digitas e televisivas, promover debates trimestrais que fomentem o pensamento crítico e abordem a questão política. Para tanto, haverá uma necessidade: um historiador será convidado não só para ensinar quanto a herança da África no Brasil, mas também para alertar a população acerca dos óbices sociopolíticos dessa conjuntura. Feitos esses pontos, com a reflexão crítica de Foucault e com o Contrato Social de Locke, a sociedade terá esse panorama alterado, como enfatizou Francis Bacon.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais incluem "a medida" em vez de "à medida", e uso inadequado de vírgulas, como em "quanto a herança africana". Reescreva para melhorar a coesão, por exemplo, "quanto à herança africana". Na Competência 4, a transição entre ideias poderia ser mais fluida; conectivos adicionais ajudariam. A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas carece de detalhamento. Detalhe como o historiador pode influenciar as mídias e o impacto esperado na sociedade.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.