Diante desse cenário, verifica-se como a precariedade de deliberação fomenta a adversidade. Nesse sentido, segundo o conceito de Normalização de Michel Foucault, há, na sociedade, a repetição de comportamentos motivados pela ausência de reflexão crítica. Em analogia, a reincidência da falta de ensino quanto a herança africana como um todo no Brasil, é constatada a medida que se é ensinado pouquíssimo quanto a cultura, religião, costumes e as grandes personalidades negras do Brasil nas escolas. Consequentemente, observa-se uma desvalorização da cultura afro-brasileira no país, afinal a população não teve o acesso adequado a história negra no Brasil. Com isso, torna-se imprescindível a discussão coletiva para solucionar o impasse.
Além disso, merece ênfase o quesito estatal. A esse respeito, John Locke, por meio do contrato social, afirmou que o Estado deve garantir o bem-estar a toda comunidade. Entretanto, a carência de campanhas públicas que conscientizem a população acerca da história afro-brasileira e a carência de punição ao preconceito racial no Brasil, contrasta com o ideal do pensador, tendo em vista a carência da ação governamental, tanto para orientar quanto as origens africanas no Brasil, quanto para penalizar de forma ideal o racismo. Como resultado, o racismo estrutural se torna cada vez mais forte no país. Dessarte, verifica-se a importância da atuação estatal.
Portanto, é preciso intervir na desvalorização da cultura afro-brasileira. Logo, com a finalidade de atenuar as consequências abordadas, o Ministério das Comunicações deverá, por meio de mídias digitas e televisivas, promover debates trimestrais que fomentem o pensamento crítico e abordem a questão política. Para tanto, haverá uma necessidade: um historiador será convidado não só para ensinar quanto a herança da África no Brasil, mas também para alertar a população acerca dos óbices sociopolíticos dessa conjuntura. Feitos esses pontos, com a reflexão crítica de Foucault e com o Contrato Social de Locke, a sociedade terá esse panorama alterado, como enfatizou Francis Bacon.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais incluem "a medida" em vez de "à medida", e uso inadequado de vírgulas, como em "quanto a herança africana". Reescreva para melhorar a coesão, por exemplo, "quanto à herança africana". Na Competência 4, a transição entre ideias poderia ser mais fluida; conectivos adicionais ajudariam. A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas carece de detalhamento. Detalhe como o historiador pode influenciar as mídias e o impacto esperado na sociedade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.