Diante desse cenário, é notório o quanto os acontecimentos preconceituosos do passado interferem negativamente na sociedade. Nesse viés, de acordo com dados apresentados por diversos historiadores, sobre a colonização do Brasil, é perceptível o quanto a herança dos povos africanos foram descartadas e substituídas. Sob tal ótica, percebe-se o quanto esses atos de crueldade influenciam a sociedade atual brasileira, o que gera certo desprezo por parte da população com a cultura africana. Desse modo, para que essa triste realidade seja atenuada é de grande relevância mudar a visão antiga de muitos sobre pensarem que essa parte da população menos valorizada não possui valores e conscientizar a todos sobre a importância para o país.
Somado a isso, vale ressaltar o grande papel do estado nas questões de valorização dos costumes, tradições, crenças e vários outros conhecimentos dos grupos africanos, para que assim possa haver um ambiente social justo e livre de conflitos. Segundo Djamila Ribeiro, o silêncio é também uma forma de manifestar violência. Nesse sentido, fica claro que o governo deve agir para mudar a situação em que se encontra a sociedade contemporânea brasileira, a qual é presenciada com muitas injustiças e casos de brigas ou até mesmo morte devido ao desrespeito populacional com as culturas africanas e afro-brasileiras. Logo, ações devem ser realizadas para que todas tenham sua segurança e sua liberdade de se expressar garantidas e assim será possível viver em um país com maior igualdade.
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para atenuar os desafios que o Brasil enfrenta a respeito da valorização da herança africana. O Ministério da Educação em conjunto com as instituições de ensino deve dar maior ênfase nos assuntos sobre valorizar os grupos africanos, por meio de palestras – que levem grande parte d cultura desses povos através de membros que vivenciam esses conhecimentos diariamente – a fim de conscientizar não só as crianças e adolescentes, mas também modificar a visão preconceituosa dos pais. Ademais, compete ao Poder Legislativo e executivo intensificar a fiscalização das leis, no intuito de tornar o Brasil um país mais justo e que valoriza a população que habita ele. Assim, o direito estabelecido nos Artigos 5º e 6º serão garantidos na sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta erros gramaticais como "estabelece" em vez de "estabelecem" e "foram descartadas" em vez de "foi descartada". Sugiro reescrever para corrigir a concordância, por exemplo, "Os Artigos... estabelecem". A organização das ideias é clara, mas poderia haver maior aprofundamento nos argumentos. Faltou detalhamento na proposta de intervenção; explicitar como as palestras serão implementadas ou fiscalizadas ajudaria.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.