Avatar do usuário
Por Delta0800
Quantidade de postagens
#139424
O contexto da obra cinematográfica “Nos Tempos do Imperador”, exibida pela emissora Rede Globo, retrata o Brasil escravocrata, em que os negros sofriam inúmeros tipos de violência e perseguições. Na trama, os negros não sofrem apenas com a escravidão, mas também com a repressão de suas culturas e religiões de matrizes africanas. Próximo da ficção, a herança cultural deixada pelos africanos ao Brasil, sofre inúmeros desafios para ser reconhecida e valorizada. Dentre eles, destacam-se o padrão de beleza eurocêntrico impregnado na sociedade brasileira e a abordagem sensacionalista das escolas sobre o assunto.
A princípio, nota-se o padrão de beleza eurocêntrico como importante desafio para a valorização da herança africana no Brasil. De acordo com o filósofo Bourdieu, o “habitus” refere-se a linha de pensamento ideológica e crítica imposta pela sociedade, que limita o ser a um padrão de pensamento e comportamento. Desde o início do século XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil, a cultura européia foi instaurada na sociedade, sendo vendida pelos lusitanos como “a mais bela” e “a mais bonita”. Esse caso de ‘habitus histórico’ contribuiu para que a sociedade brasileira atual valorize os padrões de beleza eurocêntricos ao mesmo tempo que esquece e apaga da história a herança cultural africana.
Além disso, a abordagem sensacionalista feita pelas escolas sobre a história do povo africano, é outro importante desafio para valorizar a herança cultural. Segundo Conceição Evaristo, em uma entrevista a TV Cultura, a história do povo negro abordada nas escolas, retrata apenas o cenário de violência causada pela escravidão, deixando de lado as ricas práticas culturais trazidas da África. Essa abordagem feita pelas escolas brasileiras, mostra apenas um lado da história, evidenciando os atos barbáros feitos pelos senhores de escravos e deixando de lado as contribuições medicinais, artísticas e musicais deixadas pelos afrodescendentes.
Sendo assim, para enfrentar os desafios do padrão de beleza eurocêntrico impregnado na sociedade brasileira e da abordagem sensacionalista das escolas, é necessário atuar nestes dois campos. Em primeiro lugar, o Ministério da Cultura, deverá criar o programa “Meu país, Minha cultura”, por meio de parcerias com canais de telecomunicação, que deverá transmitir, em horários estratégicos, documentários sobra a cultura africana, o que permitirá que a população passe a reconhecer e, portanto, romper com a cultura eurocêntrica. Em segundo lugar, o Ministério da Educação, deverá criar o projeto “Conhecendo meu país”, por meio de fundos governamentais, onde professores serão orientados a debater nas salas de aula sobre a cultura africana, permitindo que os jovens conheçam a herança deixada pelos afrodescendentes.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erros como "européia" em vez de "europeia" e uso incorreto de vírgula, como em "povo africano, é outro". Sugiro revisar a pontuação para melhorar a fluidez. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes e detalhados. Reescreva frases para maior clareza e coesão, como evitar repetições desnecessárias.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Discute-se frequentemente como a inclusão é necess[…]

A obra "O grito", do pintor norueguês Ed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.