Avatar do usuário
Por olivda
Quantidade de postagens
#139249
Na música “A carne”, interpretada por Elza Soares, é retratada a sub-representação e a violência direcionada à grupos afro-descentes e aos seus costumes artísticos. Assim como na obra, fora da canção, a opressão e a invisibilidade sofrida por esse povo — exacerbada pela confinação dos traços culturais africanos na sociedade hodierna — torna explícita a necessidade de meios para combater a desvalorização da herança africana no Brasil. Nesse sentido, tal conjuntura é ocasionada tanto pela alienação no estudo da história quanto a falência das instituições responsáveis.

Sob esse viés, cabe analisar o desinteresse estudantil como principal causa desse revés. Conforme o educador Paulo Freire, “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Nesse contexto, a ausência de estímulo ao aprendizado no que tange à miscigenação ocorrida em território brasileiro durante o período colonial, assegura o apagamento de rituais e celebrações trazidos por povos da África, haja vista que, diversos festejos, receitas e dialetos comumente disseminados entre brasileiros são heranças de escravos. Por conseguinte, a população infanto-juvenil desenvolve-se com lacunas em seus conhecimentos culturais, minando a sua capacidade de incentivar suas futuras gerações a conhecer e manter viva a relação com seus antepassados e tornando-os incapazes de mudar o mundo assim como defende Paulo Freire.

Ademais, a ineficiência dos institutos responsáveis por disseminar a memória cultural no Brasil agrava esse entrave. Sob essa ótica, Zygmunt Bauman em seu conceito de “Instituição Zumbi” descreve órgãos que, embora existentes, perderam sua função social. No contexto do legado africano, diversas instituições — sobretudo as educacionais — falham em divulgar e visibilizar as tradições transmitidas por gerações passadas, confinando-as e tornando inevitável o seu esquecimento com o passar do tempo. Consequentemente, torna-se inevitável que os conhecimentos, costumes e crenças culturais trazidos da África venham a desaparecer com o passar dos anos.
Destarte, é crucial que medidas proativas sejam tomadas para reverter esse cenário. Para tanto, cabe ao Governo Federal aliado ao Ministério da Educação promover eventos escolares, influenciando o aprendizado de traços culturais afro-descendentes por meio de reformas na grade curricular a fim de conscientizar sobre a origem e história da cultura de seu país. Paralelamente, ao organizar exposições artísticas em todo território nacional, divulgando-as mediante postagens patrocinadas em redes sociais, anúncios em jornais de televisão e palestras para todo o corpo estudantil, o Estado não apenas cumpre com seu papel, como também, garante a formação de uma nação mais justa e equitativa, evitando casos como os retratados na canção “A carne”.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    Erros como "à grupos" devem ser corrigidos para "a grupos". Use vírgula após "haja vista que". A proposta de intervenção está completa e bem detalhada. Reescreva trechos confusos e evite repetições desnecessárias.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

O branco olhar sobre o preto É fácil de encontrar […]

Eiii! Não sou profissional, tá? Gostei bastante da[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei que você tro[…]

Uso de celulares na escola

Eiii! Gostei bastante da sua redação, a escolha do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.