Diante desse cenário, é oportuno denunciar que o descaso do governo é o principal causador do problema. Segundo o sociólogo Thomas Marshall, cidadania é um conjunto de direitos civis, políticos e sociais. Porém, uma grande parcela de brasileiros não usufruir desses direitos, pois vivem em condições desumanas sem o básico, que séria tratamento de esgoto, transporte público , unidades de saúde e de ensino , o Estado sabe que existe esses casos , mas não tomam as devidas providências. Desse modo, observa-se como esse fator influência a temática abordada.
Em segundo plano, a desigualdade social também precisa ser superada . Para o geográfico Milton Santos, criou o conceito de cidadania mutilada, que mostra como nem sempre a democracia atinge a totalidade da população. Consequente, as populações mais vulneráveis são as que mais sofrem , porque elas correm o risco de contrair doenças , tem acesso limitado para informações e seus próprios direitos, além de ficarem mais propensas para marginalização. Em síntese, evidencia-se a urgência de adoção de medidas eficazes.
Portanto , para enfrentar a ausência de saneamento básico no Brasil, é fundamental que o Ministério das Cidades, atue de maneira integrada, por meio da criação de um projeto que fiscalize e verifique se os cidadãos estão tendo acesso ao essencial, que é água potável, tratamento de esgoto e saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o desempenho social. A efetivação das medidas implementadas garante que o artigo 196 da constituição federal seja colocado em prática, aproximando-nos de uma realidade mais justa e de um país melhor.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma-padrão: vários itens com falta de capitalização, concordância e pontuação (ex.: “No artigo 196... estabelece” deveria ser “O artigo 196... estabelece”; “a uma grande falha”/“dever do Estado garanti-la”). Sugestão: revisar a norma, corrigir: “O artigo 196 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a saúde é um direito de todos e dever do Estado garanti-la” e pontuar corretamente. Coesão e argumentos: conectivos presentes, mas trechos soltos (“Em segundo plano... Consequente”) podem favorecer uma organização mais linear. Proposta de intervenção: inclua explicitamente agente, ação, meio e finalidade com detalhamento claro (ex.: agente: Ministério das Cidades; ação: implementar/monitorar um programa de saneamento; meio: orçamento, parcerias; finalidade: universalizar água tratada e esgoto).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.