Diante desse cénario, deve-se ressaltar a banalização da sociedade como uma das causa da queimadas e cultivos agrícolas no brasil. Nesse contexto, "vivemos em uma época perigosa. O homem dominar a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo". De Albert Schweitzer, teólogo alemão. Ou seja essa atitudes podem ser algo perigoso, pois corre-se o risco de gerar consequências negativas.
Outro ponto relevante, é que a ação predatória dos seres humanos na natureza e pelas falhas e negligência em processo industriais e de transporte. Também pode ser apontado como promotor do problema. Partindo dessa pressuposto, percebe-se que as consequências climáticas e a própria população causam tal ação. Destarte, tudo isso retardo a resolução do empecilhos, já que a sociedade brasileira contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
Compreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham contar e diminuir o desastres ambiental na Amazônia e no Pantanal. Dessa maneira, cabe a população brasileira, fazer e adotar uma abordagem proativa, que envolve desde o planejamento urbano até a conservação ambiental. A fim de que, o crescimento desses desastres diminuir. Somente assim, as principais características a valorização da natureza, retornaria ao Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Em relação à Competência 1, o texto apresenta alguns erros gramaticais e de concordância, como "O Arcadiamo [...] tinham", "na atualidade, o desastres ambientais" e "essa atitudes podem ser algo perigoso". É importante revisar o texto para corrigir esses erros, mantendo a concordância verbal e nominal corretas.
Quanto à Competência 2, o aluno compreendeu a proposta de redação e desenvolveu o tema de forma adequada, embora possa melhorar a organização do texto, que em alguns momentos parece desconexo.
Na Competência 3, o aluno selecionou e interpretou informações relevantes para a argumentação, mas precisa melhorar a relação entre elas, para que a argumentação seja mais sólida.
Na Competência 4, o aluno precisa melhorar a coesão e coerência do texto. Há frases desconexas, como "Interferem no sistema homônico do Estado brasileiro" e "Dessa forma, para medir a conjuntura, é reduzir a emissão de poluentes". É importante que as frases façam sentido dentro do contexto geral do texto.
Finalmente, na Competência 5, o aluno apresentou uma proposta de intervenção, mas poderia detalhar mais sobre quem seria o agente, como seria a ação, quais meios seriam utilizados e qual a finalidade. Por exemplo, poderia mencionar ações governamentais, como políticas públicas de proteção ambiental, e ações individuais, como a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.