Mediante tal cenário, se pode observar a enorme influência que o sistema capitalista tem sobre o uso dos recursos naturais, em nível individual e coletivo. Neste viés o ex- presidente uruguaio José Alberto Mujica defende que " O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão.". Essa lógica têm relação direta com o pensamento materialista e consumista imposto por este sistema econômico, afinal no mundo contemporâneo bens e objetivos rapidamente passam a ser vistos como obsoletos e ultrapassados, levando a uma demanda de matéria-prima extraída da natureza cada vez maior e mais prejudicial ao ecossistema.
Além disto, a destruição da fauna e da flora também é intensificada pela falta de iniciativas e práticas de produção e desenvolvimento saudável, por parte dos grandes produtores. Estes que muitas vezes não investem no aprimoramento das técnicas de cultivo ou extração visando uma maior obtenção de lucro. Neste sentido o ambientalista Bill Mollsion argumenta que " O problema da agricultura atual, é que não se trata de um sistema voltado para produção de comida, e sim para produção de dinheiro." Isto comprova a persistência do uso desequilibrado dos recursos naturais disponíveis.
Em suma, para que o desenvolvimento e a preservação ambiental sejam aliados, cabe ao Ministério do Meio Ambiente em parceria com Ministério do Desenvolvimento promover políticas e incentivos econômicos voltados para o setor industrial visando o aprimoramento das técnicas de cultivo e produção que utilizem de maneira sustentável os recursos naturais, tais como o uso de energias renováveis, o reflorestamento, a reciclagem e etc, preservando assim a biodiversidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Erros como "Levando portanto ao retardado" (correto seria "retardo"), "ideal de progresso e a lógica mercantilista" (falta de paralelismo), e "Essa lógica têm" (deveria ser "tem"). Reescreva para "Levando, portanto, ao retardo" e "Essa lógica tem".
Competência 2: Texto explora bem o conflito entre desenvolvimento e preservação, usando argumentos históricos e contemporâneos.
Competência 3: A argumentação é clara, mas poderia usar mais dados concretos ou exemplos específicos para reforçar o ponto de vista.
Competência 4: Faltam conectivos para melhorar a coesão. Frase "Levando portanto ao retardado" deve ser ligada melhor ao restante do parágrafo.
Competência 5: Proposta tem agentes e ações claras, mas faltam detalhes sobre implementação, como prazos e métodos específicos. Por exemplo, detalhar como funcionariam os incentivos econômicos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.