Certamente, o alto preço de alimentos saudáveis contribuem para a dependência em alimentos artificiais. A Revolução Industrial deu início a um mundo sistemático baseado em lucros. Análogo a isso, na sociedade atual, a base de cultivo brasileiro é o agronegócio, que faz com que comidas saudáveis cheguem ao povo com um valor maior, uma vez que alimentos industrializados tem um custo menor, se tornando mais acessível à população de baixa renda.
Ademais, a falta de mercados e feiras em certas regiões também contribuem para a má alimentação da população. Segundo a filósofa Hanna Arendt, a sociedade tende a ignorar um problema frequente que não é resolvido, agravando a situação. Nessa perspectiva, a falta de investimentos governamentais piora o caso dos desertos alimentares. Diante disso, algo deve ser feito para reverter o problema.
Portanto, cabe ao governo por meio de programas e bons investimentos, apoiar a produção em pequena escala, promovendo a agricultura familiar e garantindo que alimentos locais cheguem de forma acessível à população. Assim será possível incluir tal fator na pauta governamental, a fim de acabar com os desertos alimentares.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, há erros como “transcendo” (o correto é “transcende”), “deserto alimentares” (deve ser “desertos alimentares”) e erros repetidos de concordância verbal (“tem” e “contribuem” em contextos inadequados). Na Competência 2, as ideias são pertinentes, mas a relação entre referências e tema poderia ser aprofundada. Na Competência 3, os argumentos estão presentes, embora careçam de dados e maior embasamento. Na Competência 4, os conectivos são usados, mas a progressão de ideias poderia ser mais fluida. Na Competência 5, a proposta contém agente, ação, meio e finalidade, porém sem detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.