Em primeiro lugar, a ineficiência do governo permite que o desequilíbrio de renda seja mantido na sociedade brasileira. Sendo assim, a concentração de pobreza em alguns municípios impede seu desenvolvimento e capacidade de proporcionar uma vida digna ao povo. Dessa forma, a cidadania é prejudicada, no cenário em que poucos vivem com seus direitos respeitados e garantidos, o que não condiz com a Constituição Federal de 1988, que alega a igualdade e o respeito aos direitos humanos. Por isso, não deveria ser desafiador reduzir a desigualdade na nação.
Ademais, a falta de debates em prol de conscientizar a população sobre a real condição instável de diversos brasileiros, desafia a minimização deste problema. De acordo com a filósofa Chimamanda Adichie: " A cultura não faz as pessoas, as pessoas é que fazem a cultura". Ou seja, para podermos refletir e debater melhorias na atual situação desigual do país, é necessário que haja uma quebra na cultura individualista do Brasil, em que o normal é se preocupar apenas com o que acontece no seu núcleo, invalidando os demais.
Portanto, é indispensável uma intervenção do Estado, por meio de um aumento na distribuição de fundos destinados as Regiões Norte e Nordeste, que de acordo com o IBGE, tiveram a menor renda domiciliar per capta em 2019. Para isso, o Ministério da Economia deve criar novas medidas de ação em favor do crescimento dos municípios mais pobres, assim podendo facilitar a redução da desigualdade no Brasil. Além disso, é importante que a sociedade mude a forma de pensar, valorizando a união do povo, exigindo do Estado o bem-estar de todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta uma boa estrutura argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros, relacionados ao tema proposto. A citação de autores como Hobbes e Chimamanda Adichie fortalece os argumentos. No entanto, a Competência 3 foi pontuada mais baixo devido a algumas imprecisões na articulação dos argumentos que impactam na coesão do texto. A Competência 5 recebeu a nota máxima por propor intervenções bem detalhadas relacionadas ao problema abordado.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o selo de Prioritário interagindo com outros usuários.