Avatar do usuário
Por irmim
Quantidade de postagens
#136245
Segundo o filósofo Thomas Hobbes:" É obrigação do Estado garantir o bem-estar dos cidadãos". Entretanto, no Brasil, a desigualdade entre as diferentes regiões do país demonstra uma realidade diferente da qual Hobbes defende, visto que uma grande parte da população permanece na pobreza, enquanto uma menor parcela desfruta de melhores condições de vida. Diante disso, a negligência governamental e a falta de conscientização social dificultam o processo de solucionar o problema.
Em primeiro lugar, a ineficiência do governo permite que o desequilíbrio de renda seja mantido na sociedade brasileira. Sendo assim, a concentração de pobreza em alguns municípios impede seu desenvolvimento e capacidade de proporcionar uma vida digna ao povo. Dessa forma, a cidadania é prejudicada, no cenário em que poucos vivem com seus direitos respeitados e garantidos, o que não condiz com a Constituição Federal de 1988, que alega a igualdade e o respeito aos direitos humanos. Por isso, não deveria ser desafiador reduzir a desigualdade na nação.
Ademais, a falta de debates em prol de conscientizar a população sobre a real condição instável de diversos brasileiros, desafia a minimização deste problema. De acordo com a filósofa Chimamanda Adichie: " A cultura não faz as pessoas, as pessoas é que fazem a cultura". Ou seja, para podermos refletir e debater melhorias na atual situação desigual do país, é necessário que haja uma quebra na cultura individualista do Brasil, em que o normal é se preocupar apenas com o que acontece no seu núcleo, invalidando os demais.
Portanto, é indispensável uma intervenção do Estado, por meio de um aumento na distribuição de fundos destinados as Regiões Norte e Nordeste, que de acordo com o IBGE, tiveram a menor renda domiciliar per capta em 2019. Para isso, o Ministério da Economia deve criar novas medidas de ação em favor do crescimento dos municípios mais pobres, assim podendo facilitar a redução da desigualdade no Brasil. Além disso, é importante que a sociedade mude a forma de pensar, valorizando a união do povo, exigindo do Estado o bem-estar de todos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta uma boa estrutura argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros, relacionados ao tema proposto. A citação de autores como Hobbes e Chimamanda Adichie fortalece os argumentos. No entanto, a Competência 3 foi pontuada mais baixo devido a algumas imprecisões na articulação dos argumentos que impactam na coesão do texto. A Competência 5 recebeu a nota máxima por propor intervenções bem detalhadas relacionadas ao problema abordado.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

De acordo com a jogadora Marta Vieira, no futebol […]

Segundo o filósofo John Locke: todo ser humano tem[…]

Estou aprendendo.

Eiii! Achei que você fez um ótimo trabalho envolve[…]

Dá Dor á Dignidade

A violência contra a mulher, em suas diferentes fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.