"Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados", declaração realizada pelo escritor e filósofo inglês Aldous Huxley. A análise da atual conjuntura do país nos permite refletir sobre como a desigualdade social no Brasil está sendo negligenciada no tecido social brasileiro, pois está afetando a vida pessoal. Nesse sentido, fatores como a má distribuição de renda, a inconsciência com o direito e a discriminação racial não podem ser desprezados, visto que esses são os principais elementos relacionados com a problemática.
Inicialmente, urge salientar que a relação casuística da adversidade se dá pela própria negligência governamental. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, dentro do Estado, a partir do contrato social, a imposição da ordem e das garantias naturais ao indivíduo. No entanto, esse mesmo ente provoca a desigualdade social a partir do momento em que ele não efetiva o direito ao acesso à educação e saúde de qualidade. Dessa forma, as crianças se tornam adultas desamparadas com a desigualdade.
Somado a isso, vale ressaltar que a discriminação racial é outro elemento que intensifica a desigualdade social. De acordo com a Oxfam, 62% da riqueza do Brasil está nas mãos de 1% da população. Isso nos mostra que ações precisam ser tomadas para que todos possam viver com mais harmonia e com todos os direitos garantidos.
Desse modo, é importante que o Estado tome providências para alterar o quadro atual. Para diminuir a desigualdade no tecido social, urge que o governo, por meio de palestras em escolas e publicidades, consiga diminuir esse quadro. Assim, será possível, em longo prazo, melhorar a realidade da sociedade brasileira que está vivendo com a temática em questão.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Sua redação está bem escrita, com poucos erros gramaticais (Competência 1). A frase "pois está afetando a vida pessoal" poderia ser mais clara. A expressão "vida pessoal" é muito ampla e não especifica a quem ou o que está sendo afetado.
Você apresentou um bom entendimento do tema e desenvolveu bem a argumentação (Competência 2, 3 e 4). Os argumentos são embasados em fatos e opiniões de autoridades, o que fortalece seu ponto de vista. Além disso, a estrutura do texto está adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.
Na proposta de intervenção (Competência 5), você mencionou o agente (governo) e a ação (palestras em escolas e publicidades), mas faltou detalhar o meio e a finalidade. Como sugestão, você poderia especificar quais meios serão utilizados para a realização das palestras e publicidades e qual o objetivo dessas ações, por exemplo, "O governo, por meio de programas de televisão e rádio, deve realizar palestras em escolas e publicidades com o objetivo de conscientizar a população sobre a desigualdade social e seus impactos negativos na sociedade".
Continue praticando e buscando melhorar cada vez mais. Parabéns pelo seu desempenho!