Avatar do usuário
Por juliaipolito
Quantidade de postagens
#125165
Na Constituição, o artigo 3° apresenta que é dever da República eliminar a pobreza e minimizar as desigualdades sociais. Entretanto, o cenário brasileiro mostra que essa promessa persiste apenas na teoria. Diante disso, pode-se afirmar que as principais causas do problema são a desigualdade histórica e a baixa qualidade de educação.
Primeiramente, é evidente que a desigualdade social no Brasil tem origem histórica, estando atrelada aos processos de colonização, escravidão e urbanização mal planejada. Um exemplo foi o que ocorreu durante a República da Espada, quando o governo, para modernizar a cidade do Rio de Janeiro, expulsou a população local, que morava em cortiços. Assim essas pessoas foram morar nas encostas de morros, originando as primeiras favelas. Com isso, percebe-se que boa parte da população sofre devido às desigualdades sociais promovidas no passado.
Em segundo lugar, a educação é um dos três pilares para um bom IDH. Todavia, muitos brasileiros não têm acesso ao ensino básico ou de qualidade, visto que conforme a PISA, entre 122 países, o Brasil ocupa o 88° lugar. Como consequência, assim como diz o cantor Gabriel Pensador em sua música "Até quando" ao tentar possuir um emprego, é exigido um bom ensino básico. Sendo assim, sem uma boa educação, muitos indivíduos não têm a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.
Portanto, a desigualdade social é uma realidade brasileira que precisa ser enfrentada. Dessa forma, o governo deve melhorar abrir mais oportunidades de empregos e trabalhar na infraestrutura das áreas mais pobres, investindo em obras públicas, educação, saúde e segurança. Além disso, deve manter programas como o Bolsa Família, para que assim, a igualdade social se materialize.

:D Iniciante. Qualquer ajuda serei grata!
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.