Primeiramente, cabe ressaltar a importância de se buscar conhecimento histórico em diversas fontes, pois muitos autores têm um ponto de vista enviesado. Por exemplo: foi disseminado por muitos autores protestantes como John Foxe, a ideia do assassinato de milhões de pessoas na Inquisição da Igreja Católica. Essa, desmentida por diversos historiadores a exemplo de Bartolomé Bennassar, ateu, autor do livro “A inquisição espanhola”, onde explica como foi criada e disseminada essa inverdade. Entretanto, esse mito continua sendo espalhado e tomado como verdade por muitas pessoas, tornando a imagem da Igreja Católica no Brasil de uma instituição sanguinária. Dessa forma, provando o ponto de Goebbels.
Ademais, se utilizando de fatores históricos como pretexto, muitas instituições subjugam certos povos. Foi relatado na “CPI das ONGS” que, tomando como pressuposto a conservação da cultura indígena, algumas ONGS através de campanhas supostamente destinadas a “ajudar” comunidades indígenas, exploravam-nos através do trabalho e os impediam de ter objetos básicos modernos não presentes na tribo. Desse modo, explicitando a necessidade de não tomar decisões baseadas unicamente em contextos históricos, pois no presente a realidade é diferente e muitos tentam se aproveitar disso.
Portanto, cabe ao Estado, por meio do ministério da educação, revisar todo o conteúdo didático nas faculdades de licenciatura e nas escolas, baseada em fontes confiáveis e imparciais, para cessar toda a doutrinação ideológica. Além disso, este, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deve garantir a autonomia e segurança dos povos originários através de uma fiscalização mais rigorosa da FUNAI, criando uma ouvidoria para denúncias dos indígenas. Assim, impedindo que a prática nazista de Goebbels seja realizada
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Há poucos erros, como a ausência de artigo antes de "subjugação de povos" ("a"). A frase "essa, desmentida por diversos historiadores" poderia ser revisada para "essa inverdade foi desmentida...".
Competência 2: O tema foi bem compreendido e abordado. A discussão sobre desinformação histórica está presente em todo o texto.
Competência 3: Há seleção adequada de informações e exemplos relevantes, como Goebbels e a CPI das ONGs.
Competência 4: O texto é coeso e coerente, com uso eficaz de conectivos.
Competência 5: A proposta possui elementos essenciais, mas carece de detalhamento em "como" as ações seriam implementadas, por exemplo, explicitar que fontes seriam consideradas confiáveis.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.