Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#137930
Na obra "Utopia", do filósofo Thomas More, é retratada uma idealização de sociedade perfeita, na qual não há existência de problemas e conflitos. No entanto, ao contrário da utopia idealizada por More, no Brasil atual observa-se uma frequente degradação do patrimônio público. Nesse sentido, faz-se de suma relevância analisar as raízes dessa problemática social, como a falta de fiscalização e os protestos.

Em primeiro plano, a destruição de obras públicas brasileiras muitas vezes passa despercebida na sociedade contemporânea. Sob esse viés, o artigo 216 da Constituição de 1988 impõe ao Estado e à sociedade o compromisso de proteger e promover o patrimônio cultural, afirmando que sua preservação é uma responsabilidade coletiva. Entretanto, na prática, esse princípio constitucional é negligenciado, pois a realidade do país é marcada por vandalismo, pichações e furtos de bens patrimoniais, reflexo da falta de fiscalização, o que acaba resultando em insegurança para a população e redução de espaços de lazer, evidenciando que essa questão não é uma prioridade. Por conseguinte, essa negligência projeta uma imagem negativa do Brasil, que se torna cada vez mais vulnerável e carente de preservação do patrimônio cultural.

Além disso, as manifestações públicas às vezes saem do controle, e quem sofre com essa situação é a própria comunidade. Diante desse cenário, segundo matéria do G1, durante as manifestações de junho de 2013, a princípio voltadas para reivindicações sociais, como saúde e educação, alguns protestos saíram do controle, resultando na destruição de obras de arte, monumentos e espaços públicos. Em contrapartida, esse cenário mostra que essas ações criam vulnerabilidades para o país e a população, impactando negativamente a cultura e degradando o ambiente urbano, o que acaba aumentando os custos, reduzindo o turismo e afetando a economia, prejudicando também comerciantes locais que dependem do fluxo de visitantes em áreas de lazer. Assim, tornam-se necessárias medidas que combatam essa problemática e promovam um ambiente mais seguro e agradável para todos.

Portanto, para assegurar a preservação do patrimônio cultural e a segurança pública, o Ministério da Segurança Pública, em parceria com as polícias, deve implementar um sistema robusto de fiscalização, utilizando câmeras de vigilância e tecnologias de reconhecimento facial em pontos críticos, tal medida permitirá o cumprimento do artigo 216, promovendo a segurança e a proteção do patrimônio. Ademais, a Câmara dos Deputados e o Ministério das Cidades devem agravar as penalidades para atos de vandalismo durante manifestações, aumentando as multas e incluindo penas de serviços comunitários em projetos de preservação, o que atuará como medida dissuasiva e educativa. Dessa maneira, essas ações irão impulsionar o desenvolvimento do país e promover uma mudança cultural nas novas gerações, fomentando a responsabilidade coletiva e o cuidado com o meio ambiente.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
810
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    1. Erros Identificados e Competências Relacionadas:
    - Não foram identificados erros significativos de gramática ou norma-padrão no texto, o que justifica a nota máxima na Competência 1.
    - O texto demonstra compreensão clara do tema proposto, abordando a "destruição do patrimônio público" de maneira coerente e estruturada em um formato dissertativo-argumentativo. Portanto, não há desvios quanto à competência relacionada ao desenvolvimento do tema (Competência 2).
    - A seleção e organização das informações são adequadas, com referências relevantes como o artigo da Constituição e as manifestações de junho de 2013. Isso reforça a defesa do ponto de vista apresentado (Competência 3).
    - A argumentação é coesa e coerente, com uso eficaz dos mecanismos linguísticos para conectar ideias entre os parágrafos (Competência 4).

    2. Sugestões para Melhorias:
    - Proposta de Intervenção (Competência 5):
    Na proposta apresentada, todos os elementos necessários estão presentes — agente, ação, meio e finalidade — mas poderia haver um maior detalhamento em pelo menos um desses elementos para alcançar a nota máxima.
    Por exemplo:
    - Detalhar mais sobre como as câmeras de vigilância seriam distribuídas nos pontos críticos pode enriquecer a proposta. Poderia incluir uma descrição sobre quais áreas seriam prioritárias ou como seria feita a manutenção desses equipamentos.
    - Na parte referente às penalidades agravadas para atos de vandalismo durante manifestações, poderia ser interessante sugerir exemplos específicos dos tipos de serviços comunitários que poderiam ser implementados.

    Essas sugestões visam não apenas atender aos critérios da Competência cinco mais plenamente mas também tornar as propostas mais tangíveis e aplicáveis na prática.

    No geral, o texto demonstra domínio das competências exigidas pelo ENEM com clareza na exposição das ideias e argumentos bem fundamentados sobre o tema proposto.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#139304
@nicknekard, poderia falar um pouco pq não gostou da redação? e sugestões de como posso melhorar?
1
Avatar do usuário
Por fermfs
Quantidade de postagens
#139487
@lais458 Vc pode corrigir a minha redação e dar um feedback?
Outros temas > Abandono paternal
0
Avatar do usuário
Por fermfs
Quantidade de postagens
#139488
@lais458 Vc pode corrigir a minha redação e dar um feedback?
Outros temas > Abandono paternal
0
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#139587
@fermfs oii, me marca prfv, posso dar uma olhadinha sim!!
1

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.