Primordialmente, é importante ressaltar a insuficiente ação do Estado perante o problema. Nesse sentido, segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel, o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder - e não na promoção do bem comum. A reflexão do pensador ecoa na situação dos descendentes africanos, visto que esse grupo não tem notável representação no pleito eleitoral, por isso tendo escassas medidas acerca da problemática.
Ademais, é válido salientar a omissão social perante o problema. Nesse âmbito, segundo a filósofa Hanna Arendt, na sua teoria da "Banalidade do Mal", defende que a sociedade se cala perante determinados problemas, naturalizando situações problemáticas. Sob esse viés, é notório a incidência do pensamento de Arendt na situação dos descendentes africanos para a valorização da cultura africana e suas heranças deixadas na sociedade, tendo em vista que as pessoas tratam a desvalorização da cultura deles como algo banal e de pouca relevância, o que leva a poucas discussões desse tema no cotidiano.
Diante do exposto, é de suma importância a ação do governo para alterar esse quadro na sociedade. O Estado - que exerce a administração de um território - deve aprimorar a educação através de investimentos nesse sentido. Tal verba pode ser angariada de recursos públicos, por exemplo, do Fundo Eleitoral para o projeto, a fim de que a cultura africana e suas heranças deixadas tenham sua devida valorização e o acesso à cidadania esteja em pleno alcance para toda a sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como "remonta as" (correto seria "remonta às"). Falta detalhamento na proposta de intervenção, por exemplo, especificar melhor o agente e a ação. Conectivos poderiam ser melhor utilizados para coesão entre parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.