Avatar do usuário
Por heesuri
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118670
De acordo com o ideal filosófico de São Tomas de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, direitos e deveres. No entanto, as pessoas idosas tem sido desvalorizadas e negligenciadas na nossa sociedade. Nesse sentido, observa-se um problema delicado, que tem como causas o individualismo e o preconceito.
Dessa forma, em primeira analise, o preconceito é um desafio presente no tema. Para Foucault, a sociedade só considera uma pessoa útil quando esta produzindo. Paralelamente, percebe-se que os idosos estão sendo desvalorizados, tendo em vista que muitos deles estão desempregados, e muitas vezes não conseguem completar tarefas domesticas, por conta do seu estado físico, por exemplo. Logo, é necessário que essa [parcela da população deixe de ser considerada inferior para que esse problema seja superado.
Por outro lado, o individualismo faz com que os idosos sejam excluídos socialmente, por serem pessoas que precisam de cuidados e atenção. Diante disso, Byung Chul diz que o século XXI é tomado pela sociedade de desempenho, onde a empatia é deixada de lado, e assim, pessoas mais velhas são vistas de maneira fragilizada, aumentando essa descriminação dos idosos diante da população. Assim, é necessário o debate sobre a inclusão de pessoas da terceira idade, no quesito de coletividade.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Estado deve criar um programa, por meio de entrevistas com famílias brasileiras e idosos, a fim de combater o individualismo presente no tema. Tal ação pode, ainda, ser transmitida nas redes sociais, onde se encontra grande parte dos jovens. Paralelamente, é preciso intervir no preconceito presente na sociedade. Dessa forma, será possível lidar da melhor forma com essa crise, se opondo ao pensamento de Foucalt.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A sociedade precisa se sentir segura em meio as on[…]

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.