Avatar do usuário
Por dudsrive
Quantidade de postagens
#122966
São inegáveis as dificuldades relacionadas ao acesso à água potável e ao saneamento básico o na sociedade brasileira contemporânea. Dessarte, o renomado escritor irlandês Oscar Wilde afirmou: " A mudança é indubitável mas o progresso é uma questão controversa". Dessa forma, torna-se notório a necessidade do descontentamento para a transformação desse cenário . Sob essa ótica, as raízes históricas de desigualdade somados a baixa conscientização pública são fatores que colaboram para o agravamento e a perpetuação desse impasse e requerem análise crítica.

. De início, um olhar para o passado aponta as raízes dessa discussão. Dessarte, no século XX, , as reformas urbanas de Pereira Passos buscavam promover melhorias estruturais e acesso à saúde para os moradores. Entretanto, tais mudanças foram incapazes de abranger todo o território, uma vez que as áreas periféricas não usufruíram desses investimentos, que se restringiam aos centros elitizados. Hodiernamente o reflexo desse cenário encontra-se na falta de alcance a serviços básicos como tratamento de esgoto e fornecimento de água limpa- essenciais para a saúde humana- por moradores de zonas economicamente vulneráveis, dado a manutenção de um sistema elitista que prioriza aqueles de maior poder econômico. Como resultado, essa distribuição desigual de serviços básicos contribui para a manutenção da disparidade social no Brasil, onde bens que deveriam ser de alcance a todos tornam-se restritos à minoria privilegiada . ( **)

Ademais, é necessário apontar a lacuna constitucional envolvida na perpetuação dessa discussão. Nesse panorama, a Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro- prevê o acesso a uma Educação de qualidade que vise o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Entretanto, percebe-se que tal regulamento não é desenvolvido prática, uma vez que a falta de descontentamento e mobilização pública em relação a precariedade do saneamento básico e a baixa qualidade dos recursos hídricos demonstram um desconhecimento da população acerca dos seus direitos e evidencia que o sistema educacional brasileiro falha em cumprir seu papel de conscientizador. Em razão disso , a baixa garantia de infra estruturas básicas que deveriam ser garantidas torna-se um mal estruturado e cria-se um ciclo de alienação em que não há mobilização em prol de mudanças .

Com essas constatações, portanto, modificações precisam ser feitas. Para tanto, é dever do Estado garantir o acesso à serviços essenciais para todas as classes, sendo necessário para isso investir no fortalecimento de políticas de fiscalização de empresas responsáveis pela limpeza e abastecimento de água para a população, com o intuito de assegurar que esses bens sejam devidamente distribuídos em todos os locais . Além disso, é de suma importância que o Ministério da Educação seja responsável por criar campanhas de consciencialização em massa que, através de palestras digitais e postagens visem politizar o público sobre seus direitos bem como orientá-los a exigir que esses sejam compridos, com o muito de assim combater a estruturação dessa problemática.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Fala, galera! Encontrei o https://www.brazino-777.[…]

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel[…]

Legalização da Maconha

Legalização da maconha, Ordem ou Aceitação ? O […]

A série de televisão, da emissora Netflix, “Ginny […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.