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Por Ranissauro
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Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que as dificuldades enfrentadas pela arte teatral no contexto cultural, representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto deve-se analisar com a negligência estatal e o acesso limitado a espaços teatrais impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.
Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante das dificuldades enfrentadas pela arte teatral segundo Djamila Ribeiro para resolver um problema é necessário tirá-lo da invisibilidade. Todavia, no contexto hodierno a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito á liberdade, à medida que,artistas ou são desempregados ou não conseguem se manter apenas com a profissão.
Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidades o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser invisibilizados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que o acesso limitado a espaços teatrais potencializa esse cenário. Nesse viés pode-se observar que a falta de financiamento na arte acaba afetando a cultura no país. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro.
Portanto cabe ao Estado em promotor do bem-estar social. A ação de financiar a arte teatral e assim construir mais espaços culturais a fim de dar a oportunidade as pessoas de terem acesso ao teatro. Tal ação terá como finalidade acabar de vez com as dificuldades enfrentadas pela arte teatral, Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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