Em uma primeira análise , é imperioso destacar a má gestão pública como estopim da problemática . Para fundamentar essa ideia , segundo o IBGE cerca de 24,3 milhões de pessoas - em sua maioria periféricos- não possuem CEP , dessa forma nota-se que a omissão do Estado em relação ao tema estende -se às pessoas economicamente vulneráveis , dificultando o acesso a assistências públicas e serviços de saúde .
Ademais, outro fator a ser considerado é a falta de informações em relação a importância do Código de Endereço Postal , visto que a displicência social ladeada à apatia social , faz com que muitos cidadãos do meio rural desloquem-se de suas moradias para receber encomendas e cartas , perpetuando a problemática.
Portanto , são necessárias intervenções capazes de fomentar resultados positivos em relação ao CEP , para isso , é necessário que o Governo Federativo por intermédio do Ministério da Comunicação e órgãos de comunicação desenvolvam propagandas a fim de informar sobre a importância do CEP, por conseguinte o Governo poderia promover campanhas por via de prefeituras e CRAS's de cadastralismo de CEP's . Por fim , dessa maneira as seguintes medidas serão capazes de formar uma sociedade mais igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros identificados: (1) Gramática/ortografia e Pontuação: vírgulas indevidas, espaços antes de sinais, maiúsculas inconsistentes e termos grafados incorretamente (ex.: “ma gestão”, “periféricos-”, “CEP ,” “CRAS's”, “CEP’s”). Sugestão: revisar: “a má gestão pública”, “24,3 milhões de pessoas em sua maioria periféricas não possuem CEP”, retirar travessões indevidos. (2) Concordância e registro: “as dificuldades … ferem” está correto, porém há inconsistências (ex.: “desloquem-se” com crase ausente não aplicável; usar “desloquem-se”). (3) Coesão/Conectivos: usar conectivos mais precisos e evitar repetições como “logo, urge” e construir progressões lógicas entre ideias. (4) Organização de ideia: introdução + desenvolvimento fracionados; evitar frases muito longas sem pontuação. (5) Proposta de intervenção: é necessário detalhar os quatro elementos (agente, ação, meio, finalidade) com clareza e sem gambiarras linguísticas; a forma atual é apenas exemplar, não distingue claramente quem faz o quê, como e por quê. Sugestão de melhoria: “O Governo federal, por meio do Ministério da Comunicação, deverá promover campanhas informativas (ação) veiculadas na mídia pública e em CRAS municipais (meio) com a finalidade de tornar o CEP conhecido pela população (finalidade)”.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.