Por nicknekard
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
No contexto educacional brasileiro, a sala de aula sempre foi concebida como um espaço de aprendizado mediado pela autoridade docente. No entanto, observa-se uma crescente inversão de papéis, em que professores são desvalorizados e alunos assumem posturas que comprometem a ordem e o respeito no ambiente escolar. Esse fenômeno pode ser analisado sob a ótica da banalização da autoridade do educador e do impacto negativo no aprendizado dos estudantes.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que o professor, historicamente, ocupa a posição de mediador do conhecimento. Segundo o filósofo Paulo Freire, a educação deve ser um processo dialógico, mas sem perder a orientação pedagógica. No entanto, a inversão de papéis na sala de aula, muitas vezes impulsionada pela falta de valorização do magistério e pelo enfraquecimento das normas disciplinares, pode transformar a dinâmica educacional em um cenário de desordem. Dessa forma, quando a autoridade do professor é constantemente desafiada, seu papel como facilitador do aprendizado se torna enfraquecido.

Além disso, essa inversão compromete diretamente o rendimento escolar. De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), escolas onde há maior respeito à figura do professor tendem a apresentar melhores índices de desempenho acadêmico. Isso ocorre porque um ambiente organizado e hierarquicamente estruturado favorece a concentração e a disciplina dos alunos, aspectos essenciais para a assimilação do conteúdo. Assim, a perda de autoridade do docente prejudica não apenas sua atuação profissional, mas também o aprendizado dos estudantes.

Portanto, é imprescindível que sejam adotadas medidas para reverter essa problemática. Valorizar os professores por meio de políticas públicas que reforcem sua autoridade e promovam o respeito dentro da sala de aula é essencial. Além disso, programas educacionais que incentivem a construção de uma relação saudável entre docentes e discentes podem contribuir para a restauração da ordem no ambiente escolar. Somente assim será possível garantir um processo de ensino-aprendizagem eficiente e harmonioso, sem os riscos da inversão de papéis.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
880
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

3. C3 Seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

4. C4 Construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

5. C5 Proposta de intervenção

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

A redação apresenta um excelente domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais detectados. O texto também demonstra uma compreensão clara e aprofundada do tema proposto, desenvolvendo argumentos consistentes e relevantes para discutir a dinâmica perigosa da inversão de papéis na sala de aula.

O candidato selecionou, organizou e interpretou informações de maneira eficaz para defender seu ponto de vista. As ideias foram apresentadas com coesão e coerência, utilizando conectivos corretamente para manter uma progressão lógica entre as ideias.

No entanto, na competência referente à elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos (competência cinco), o texto não detalhou todos os quatro elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade). A proposta sugere "valorizar os professores por meio de políticas públicas" (ação) que reforcem sua autoridade e promovam o respeito dentro da sala de aula (finalidade), além disso sugere "programas educacionais" (meio) que incentivem uma relação saudável entre docentes e discentes. Entretanto não especifica quem seriam os agentes responsáveis por essas intervenções.

Para melhorar essa parte poderia incluir algo como "Portanto é imprescindível que o Ministério da Educação em conjunto com as Secretarias Estaduais de Educação (agentes) adotem medidas para reverter essa problemática".

1. C1 norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

3. C3 seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

4. C4 construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

5. C5 Proposta de Intervenção

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
Ei! Gostei muito da sua abordagem sobre a inversão de papéis na sala de aula, é um tema super relevante! Você usou Paulo Freire e dados do INEP muito bem para embasar seus argumentos, o que fortaleceu bastante sua redação. Na competência 1, notei que você domina bem a norma-padrão, sem erros significativos. Na competência 5, sua proposta de intervenção é boa, mas poderia ser mais detalhada, tipo, quem implementaria essas políticas? No geral, mandou muito bem! Nota 880 (C1: 200, C2: 160, C3: 160, C4: 200, C5: 160).
0
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens

Primeiramente, eu preciso te parabenizar pela escrita. Quem corrige muitos textos (e olhe que eu nem corrijo muito) sabe que tem certas escritas que são leves e agradáveis de ler, e a sua foi uma delas. Eu preciso pontuar também que eu tento ser EXTREMAMENTE crítico nas correções, para que, estando preparado pra um olhar mais inflexível, você esteja preparado para alcançar uma boa nota com qualquer corretor, seja um bom ou um mão pesada kkkkkkkk.
Explicando as penalizações:
C1: Não há penalização.
C2: Não há penalização.
C3: A única coisa que me fez penalizar foi a ausência de concretude da sua fala autoral, o que seria completado com a exposição de exemplos que você poderia ter feito. É válido dizer que eu acho que nem todo corretor te penalizaria aqui, podendo alcançar um 200. No entanto, como expliquei, tento ser o mais rígido possível e vou manter a penalização.
C4: Não há penalização.
C5: Penalizei pela ausência de dois elementos. Ali você apresenta meio que duas ações, mas elas são tão conectadas e semelhantes que eu considerei como uma ação só, por isso, todos os elementos encontrados contaram para a pontuação, uma vez que, mesmo que com duas ações, ambas são interligadas e formam uma só. Expliquei isso porque quando tem duas propostas, apenas a mais completa conta os pontos advindos do apontamento de cada elemento exigido pela competência. Enfim, o desconto aqui se deu porque, em primeiro lugar, eu não encontrei o AGENTE (Quem vai realizar sua proposta? Governo? Pessoas? Diretores das escolas? É necessário pro ENEM, ainda que fique implícito, a escrita do agente da proposta). O outro elemento que não encontrei foi o DETALHAMENTO. Nenhum dos elementos, na minha opinião, foi suficientemente detalhado, aprofundado e justificado para o corretor a ponto de contar como um detalhamento. Acho que devo explicar também que, assim como na C3, acredito que alguns corretores mais flexíveis possam atribuir a nota de 160 à sua proposta, mas, seguindo a régua, eu permaneço na penalização maior.

Mais uma vez quero dizer que eu corrijo voluntariamente com base nos meus conhecimentos e visão de ENEM para poder te ajudar nos seus estudos, esperando PROFUNDAMENTE poder te ajudar e te fornecer uma pequena luz nessa caminhada acadêmica. Sua produção está MUITO BEM FEITA e você já tem uma base gigante pra alcançar notas cada vez maiores! É isso!
Espero que meu feedback tenha sido útil para você! Se precisar de mais alguma coisa, fique à vontade para me marcar em futuras redações. Estou por aqui para ajudar sempre que precisar. Segue firme na prática, cada texto ajuda a evoluir demais. Sucesso nos seus estudos e Deus abençoe!
0

De acordo com a jogadora Marta Vieira, no futebol […]

Segundo o filósofo John Locke: todo ser humano tem[…]

Estou aprendendo.

Eiii! Achei que você fez um ótimo trabalho envolve[…]

Dá Dor á Dignidade

A violência contra a mulher, em suas diferentes fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.