A princípio, é válido destacar a carência de políticas públicas efetivas como fator agravante do problema. Nesse contexto, o filósofo Thomas Hobbes afirma que o Estado é encarregado de proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a sociedade. Todavia, tal visão se distingue da atual realidade nacional, tendo em vista que o acesso à habitação, garantido pela Constituição Federal, não é totalmente atendido, uma vez que milhões de brasileiros residem em áreas precárias. Ademais, pode-se ressaltar, por consequência da inércia do Poder Executivo, a escassez de investimentos na infraestrutura habitacional do país, resultando não só na violação dos direitos constitucionais como também na propagação da marginalização social, tornando, assim, urgente mudanças para a melhora do cenário.
Ademais, é indubitável que a disparidade social contribui para a perpetuação do déficit habitacional. Diante disso, o livro “Capitães da Areia” de Jorge Amado retrata crianças em situação de abandono que, sem acesso à educação e moradia, são marginalizadas. Nesse sentido, evidencia-se que o assunto da obra reflete a exclusão relacionada à recursos básicos na qual diversos brasilienses enfrentam, sendo prejudicados pela falta de oportunidades que impedem o progresso da população periférica, aprofundando a desigualdade entre ricos e pobres.
Salienta-se, portanto, a necessidade de mitigar os problemas associados à habitação no Brasil. Nesse sentido, é pertinente ao Estado, através do Poder Executivo, função responsável por governar e administrar o país para garantir a execução das leis, fomentar a construção de moradias populares por meio de incentivos fiscais para o setor de construção civil, a fim de promover condições dignas de vida à população de baixa renda. Outrossim, cabe a esse poder fortalecer as políticas habitacionais já existentes, como o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que oferece o financiamento acessível de residências para famílias em situação de vulnerabilidade. Por fim, com essas medidas tomadas, o obstáculo relacionado ao déficit habitacional será vencido.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta domínio satisfatório da norma, com poucos deslizes pontuais, como a vírgula após “No meio do caminho” e o uso inadequado de “à” em “relacionada à recursos básicos” – sugere-se “relacionada a recursos básicos”. A estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a argumentação, com referências interdisciplinares, são pertinentes. Os conectivos e a progressão das idéias garantem coesão. A proposta de intervenção contempla, ainda que resumidamente, agente, ação, meio e finalidade, o que a torna adequada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.