Sob essa óptica, é viável mencionar a negligência governamental como uma agravadora desse revés, visto que essa escassez contribui para a fomentação da questão. Na obra "O príncipe" de Nicolau Maquiavel, é postulada a ideia de que os governantes devem agir de modo que garanta o bem universal. Em referência a isso, reflete-se a displicência ao direito à moradia em discussões e decisões políticas. Assim, a persistência dessa postura negligente atrapalha a resolução do problema e compromete o bem-estar populacional.
Ademais, pode-se afirmar que a inércia midiática potencia o impasse, evidenciada pela ausência de incentivo no debate sobre o assunto. Segundo a filosofa Djamila Ribeiro, o enfrentamento de um problema ocorre, quando há discussões sobre ele. Todavia, nota-se que a falta de discussões sobre o direito a moradia, dificulta a erradicação do óbice, indubitavelmente que a invisibilidade do tema prejudica o acesso à informação por parte da população. Dessa forma, a continuidade desse quadro impede a conscientização coletiva e consequentemente o agravamento do atual cenário no Brasil.
Diante do exposto, denota-se a urgência de ações necessárias para a tentativa de resolução do entrave. Para isso, o Ministério das Comunicações - órgão responsável por regular o setor de comunicações no Brasil - deve atuar em campanhas públicas de conscientização em espaços educacionais e em meios de grande abrangência, assim o revés ganhará relevância nacional e percepção social. Nessa síntese, a denúncia retratada pela banda Legião Urbana não será mais uma realidade da nação verde-amarela.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Competência 1 – Há deslizes como “é evidente que, esse contexto relaciona-se…”; sugere-se retirar a vírgula para cumprir a norma (ex.: “é evidente que esse contexto se relaciona…”).
Competência 2 – A relação entre as referências (Legião Urbana, Maquiavel e Djamila Ribeiro) e o tema pode ser aprofundada para reforçar a discussão.
Competência 3 – Os argumentos são organizados, mas podem ser expandidos para contextualizar melhor os impactos da negligência.
Competência 4 – Os conectivos (“Sob essa óptica”, “Ademais”, “Todavia”, “Diante do exposto”) garantem fluidez; ainda, a progressão das ideias pode ser integrada com exemplos mais concretos.
Competência 5 – A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos (agente – Ministério das Comunicações, ação – campanhas públicas, meio – espaços educacionais e meios de abrangência, finalidade – relevância nacional e percepção social) e o detalhamento do agente fortalece a intervenção.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.