Primeiramente, deve-se considerar que o machismo é recorrente no Brasil e tornou-se um legado cultural na sociedade. Nesse viés, mesmo diante de lutas constantes na busca por igualdade, o cenário atual mostra que pouco tem surtido efeito no intuito de coibir ações violentas dos homens contra as mulheres. Destarte, medidas de educação e conscientização precisam ser tomadas dentro do seio familiar para que mudanças possam ocorrer.
Outrossim, indubitável salientar que o Brasil possui uma legislação branda no que toca aos crimes praticados contra a mulher. Assim, é preciso que leis, como a Lei Maria da Penha, sejam aplicadas com o máximo de rigor que a questão exige, de forma que o combate a violência à mulher se torne efetivo.
Infere-se, portanto, que alterações envolvendo as problemáticas apresentadas precisam ocorrer o mais celeremente possível. Nessa perspectiva, deve o Estado, em colaboração com a família, atuar no sentido de desenvolver projetos, pesquisas e campanhas, mediante investimento público, voltados à proteção da mulher, não se olvidando da necessidade de criação de leis mais severas em se tratando de crimes dessa natureza. Desse modo, o direito social à segurança será uma realidade também de todas as mulheres.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação está bem escrita e apresenta poucos erros gramaticais, demonstrando bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1). O autor compreendeu adequadamente a proposta de redação, desenvolvendo o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (Competência 2).
No entanto, na Competência 3, apesar de selecionar, relacionar e organizar informações, faltou uma interpretação mais profunda dos fatos e argumentos em defesa do ponto de vista. Por exemplo, ao afirmar que "o Brasil possui uma legislação branda no que toca aos crimes praticados contra a mulher", seria interessante trazer dados ou exemplos que comprovem essa afirmação.
Quanto à Competência 4, o texto apresenta boa coesão e coerência, com uso adequado de conectivos e manutenção do sentido lógico entre os períodos.
Na Competência 5, a proposta de intervenção está presente, mas poderia ser mais detalhada. O autor menciona que o Estado deve "desenvolver projetos, pesquisas e campanhas", mas não especifica o que esses projetos, pesquisas e campanhas poderiam envolver. Além disso, a menção à "criação de leis mais severas" poderia ser mais detalhada, indicando, por exemplo, quais aspectos dessas leis deveriam ser mais rigorosos.
Para melhorar, sugiro que o autor aprofunde a interpretação dos argumentos e traga mais detalhes na proposta de intervenção.