A princípio, a desigualdade socioeconômica reflete diretamente no acesso a privilégios dos menores. Assim como no seriado televisivo 'Chaves', produzido no México, nota-se o desequilíbrio financeiro entre os personagens, o protagonista, Chaves, representa um menino de 8 anos, orfão e que sofre constantemente com a fome, representando a insegurança alimentar diária. Nessa perspectiva, o seriado condiz com a realidade afrontada pelas famílias em função da desigualdade social, trazendo consigo diversos malefícios a vida da criança.
Outrossim, a inércia midiática dissimula a incerteza nutricional encarada por várias famílias brasileiras. De acordo com o conceito 'Habitus' do sociólogo Pierre Bourdieu, as visões sociais são determinadas pelas agências, como a mídia. No entanto, a imprensa divulga apenas conteúdos superficiais, por isso, gera-se uma visão distorcida da contexto moderno. Contudo, devido a omissão mídiatica, problemas como insegurança alimentar parecem ser distintos e isolados, enquanto, na verdade, são problemas que afetam uma ampla comunidade.
Destarte, ações são necessárias para resolução de tais problemas e assim, garantirá-se-á que o direito da criança e adolescente consista e abrangerá a todos. Para isso o ECA, -estatuto da criança e do adolescente que sentencia os direitos da população infantojuvenil- deve realizar a implantação de políticas públicas, por meio que certificam o acesso a alimentos saudáveis, a fim de que envolva todas as pessoas. Ademais, a mídia deve realizar campanhas, por meio de divulgação em redes sociais, para que promovam não apenas a informação, mas que engaje a sociedade na luta contra a incerteza alimentar. A fim de que todos tenham tenham acesso a uma vida saudável e feliz.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "benefícios infantojuvenis que nem sempre é exercida", onde o correto seria "são exercidos". Para melhorar a clareza, evite expressões como "retardam na resolução do empecilho" e substitua por "dificultam a resolução do problema". A argumentação pode ser mais coesa ao evitar saltos abruptos entre ideias; por exemplo, ligue a desigualdade social diretamente à falta de políticas públicas. Detalhe mais a proposta de intervenção: mencione um agente específico (ex: governo) e ações concretas (ex: criação de programas alimentares).
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.