Neste contexto, o renomado escritor brasileiro Jorge Amado retrata em sua obra literária " Capitães de Areia " a situação de dezenas de crianças vivendo em ambientes insalubres, trabalho infantil e pobreza. Sendo está realizando de marginalização enfrentada também na vida real no cotidiano de grande número de menores no Brasil.
Isto ocorre devido a ineficácia na fiscalização e no cumprimento dos estatutos previstos na Constituição, não somente por parte do Poder Público que falha em designar profissionais capacitados para atuar no cumprimento das leis, como também na negligência por parte das escolas e instituições de ensino que não mantém um olhar aguçado na realidade de vida de seus alunos, e por fim das famílias e de toda a sociedade civil e muitas vezes ignora o cenário lastimável de menores vivendo em situação de rua. Contrariando assim a perspectiva da escritora e jornalista Isa Colli que defende que " Ser criança é ter liberdade para viver a infância com qualidade. Ser criança é ter direito à moradia adequada, à alimentação saudável e a uma boa educação. Ser criança é poder ser amado, protegido e feliz. "
Evidência-se, portanto, que cabe ao Nacional do Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com as famílias, escolas e toda a sociedade civil fiscalizar o cumprimento das leis vigentes, como por exemplo insistindo no monitoramento continuo do estudante, ou a denuncia através do disque 100 em caso de menores vivendo em situação de trabalho infantil. Além disso, promover programas de assistência social voltados para crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil, promovendo o acolhimento, formação educacional e capacitação profissional. Garantindo assim aos menores em situação de vulnerabilidade acesso aos diretos fundamentais. Construindo assim uma nação mais justa e igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Existem erros de concordância e ortografia, como "perpétua" em vez de "perpetua" e "está" em vez de "esta". Revise e corrija essas palavras para maior precisão.
Competência 2: A redação aborda de forma adequada o tema dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
Competência 3: Embora a argumentação seja relevante, faltou uma organização mais clara dos argumentos. Utilize citações de forma mais eficaz.
Competência 4: Frases como "O que perpétua a problemática" poderiam ser revisadas para melhorar a coesão.
Competência 5: A proposta de intervenção está presente mas poderia ser mais detalhada. Indique medidas concretas para reforçar a fiscalização, como treinamento específico para profissionais responsáveis.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.