Inicialmente deve se destacar que entre os direitos fundamentais que devem ser garantidos a população em situação de rua está o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à saúde, à moradia, ao trabalho, à educação, à alimentação e a proteção social. Desse modo percebe-se que esses direitos são essenciais para garantir a dignidade e o bem-estar dessas pessoas, e devem ser respeitados e garantidos pelo Estado e pela sociedade como um todo.
Porém na prática essas mesmas pessoas enfrentam inúmeras violações de Direitos Humanos como a violência policial, a discriminação, a falta de acesso a serviços básicos, a falta de oportunidade de trabalho, e de educação entre outros. Nesse sentido nota-se que essas violações perpetuam o ciclo de exclusão e marginalização em que essas pessoas se encontram, tornando ainda mais difícil a superação da situação de rua e uma possível inclusão social ainda que segunda Constituição Federal todos devem ser assegurados desses direitos, independente de sua situação social.
Em suma, os direitos humanos é assunto de interesse comum para a construção de uma sociedade mais justa. Afinal um Estado democrático tem como princípio o respeito da dignidade da pessoa humana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Sua redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com poucos erros gramaticais. No entanto, há um erro de concordância no trecho "os direitos humanos é assunto", o correto seria "os direitos humanos são assunto" (Competência 1).
Você compreendeu bem a proposta de redação, desenvolvendo o tema de maneira estruturada e argumentativa, relacionando-o com a população em situação de rua (Competência 2). Além disso, selecionou, relacionou e interpretou informações pertinentes, defendendo seu ponto de vista de maneira clara e coesa (Competência 3).
Seu texto é coeso e coerente, apresentando bom uso de conectivos e mantendo um sentido lógico entre os períodos (Competência 4).
No entanto, sua proposta de intervenção está incompleta, pois não detalhou nenhum dos elementos necessários: o agente, a ação, o meio e a finalidade (Competência 5). Para melhorar, sugiro que você inclua uma proposta de intervenção mais detalhada, indicando quem deve agir (agente), o que deve ser feito (ação), como deve ser feito (meio) e qual é o objetivo (finalidade). Por exemplo, você poderia sugerir que o Estado (agente) deve criar mais programas de assistência social (ação), por meio de políticas públicas (meio), com o objetivo de garantir os direitos fundamentais da população em situação de rua (finalidade).