Desde os primórdios do processo de colonização da nação, a cultura africana tem sido oprimida. No período colonial, a feijoada — que figura entre os principais pratos da gastronomia brasileira — era feita com restos de alimentos, uma forma de humilhar os escravos. O determinismo social fora outro fator excludente das tradições africanas, onde a sociedade tinha como senso que negros periféricos não poderiam ser cultos.
Além dos fatos citados, nos dias contemporâneos, com a evolução dos estudos sociológicos e dos recursos audiovisuais, problematizaram-se novas questões como o preconceito cinematográfico, situação em que a mídia aborda a população negra e suas culturas de maneira supérflua, pobre e marginalizada, e também, a intolerância religiosa, como exemplificam as perseguições e homicídios — motivados pelo narcopentecostalismo — contra religiosos de matriz africana, no Complexo de Israel, no Rio de Janeiro.
Diante disso, é possível inferir que, na atual conjuntura social brasileira, é crucial que a máquina pública, juntamente ao Ministério da Educação, promova reformas na base comum curricular, incluindo e valorizando as heranças africanas aqui presentes, ensinando aos jovens a se orgulharem de suas origens. Vêem-se necessários também investimentos estatais para serem aplicados na mídia, incentivando-a a produzir conteúdos que valorizem as tradições afro-brasileiras, bem como para tornar o código penal mais rígido em questões como o racismo, desse modo, obtendo-se uma nação justa, democrática, diversa e igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
"Vêem-se" deve ser "Veem-se". O uso de vírgulas em "e também, a intolerância religiosa," é inadequado; reescreva para "e também a intolerância religiosa". A proposta de intervenção inclui os quatro elementos, mas falta detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.