Diante desse cenário, a hostilidade representa uma postura retrógrada. Nesse sentido, a obra "Casa-grande é Senzala" do ex-deputado Gilberto Freyre denuncia a tendência preconceituosa do povo brasileiro a qual culturalmente se dispõe a julgar aqueles que se divergem. Assim, o comportamento discrimina contra indivíduos de cor se faz presente na sociedade de forma tão natural que muitas vezes passa despercebido, haja vista as piadas e comentários preconceituosos que tentam diminuir a capacidade das pessoas de cor. Não é aceitável que situações assim continuem acontecendo, principalmente em um país que almeja tornar-se uma nação desenvolvida.
Outrossim, é a padronização social proposta pelo filósofo Zygmunt Bauman "Pouco a pouco, nós somos despersonalizados e convertidos em peças iguais de um tabuleiro". A frase faz uma crítica ao fato de a sociedade padronizar tudo, seja gênero, cor, raça entre outras coisas. Desta maneira a sistematização também se faz presente em várias empresas brasileiras, a exemplo de muitas escolherem funcionários de gênero ou cor específica. Assim, enquanto o preconceito for a regra a diversidade será a exceção.
Há de se combater, portanto, a discriminação. Sob esse viés cabe ao Ministério do Trabalho (Órgão responsável por promover emprego e garantir direitos trabalhistas) intervir, visando desestimular a padronização e o preconceito, por meio de leis e decretos que obriguem locais a parar de selecionar funcionários devido aparência física, além de propor fiscalizações constantemente em todos os estabelecimentos garantindo desta maneira o direito de trabalhar a todos além de sempre frisar sempre a pauta da diversidade étnico-racial, desta forma situações discriminatórias como as que aconteceram com Katherine possam, em breve, virar apenas ficção.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
1. Erros gramaticais incluem o uso de "Casa-grande é Senzala" ao invés de "Casa-grande e Senzala" e a expressão "discrimina contra", que poderia ser corrigida para "discrimina indivíduos".
2. Falta de conectivos em algumas partes, como entre o segundo e terceiro parágrafo. Sugiro iniciar o terceiro parágrafo com um conectivo como "Além disso".
3. Na proposta de intervenção, detalhar mais sobre as fiscalizações sugeridas pelo Ministério do Trabalho poderia melhorar a argumentação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.