Avatar do usuário
Por Joyboy
Quantidade de postagens
#139446
A Constituição de 1988 representa um marco nos direitos fundamentais dos brasileiros, entre eles o direito a igualdade. No entanto, a realidade atual apresenta um contraste evidente, em que os desafios para a valorização da herança africana no Brasil se distancia dos preceitos constitucionais, comprometendo o avanço social do país. Esse cenário evidencia um entrave ao progresso nacional, que precisa ser compreendido a partir da análise dos principais responsáveis por essa problemática, como o Estado e as escolas

Diante disso, é inevitável questionar as atitudes do Estado no combate as exclusões sociais. Segundo os Direitos Humanos, promulgados pela ONU, todos os indivíduos devem ter acesso a igualdade social. No entanto, no Brasil, esse direito ainda enfrenta obstáculos devido a ausência de políticas públicas, onde o Estado não cumpre com seu papel na sociedade. Esse cenário afeta diretamente no âmbito coletivo, uma vez que, o ente governamental ignora as injurias sofridas pelas vítimas do país, limitando o avanço de um grupo homogêneo. Como resultado, o desrespeito a cultura africana, o que reforça o descaso estatal em relação ao assunto abordado.

Outrossim, as escolas também contribuem para a desordem dos desafios para valorização da herança africana no Brasil. Isso ocorre porque os centros de ensino deixam de fixar a importância da cultura africana no Brasil dando pouco crédito ao assunto. Esse cenário se assemelha à realidade distópica imaginada por George Orwell, onde a falta de comprometimento com o bem-estar coletivo compromete o equilíbrio social. Assim, a inércia das escolas impede que a sociedade brasileira conviva em igualdade, efetuando a desvalorização da temática


Portanto, é necessário que o Governo Federal, em parceria com ministério da Educação, implemente campanhas de conscientização com palestras nos centros escolares a fim de realçar a importância desse tema. O Estado também deve promover criações de leis no intuito de punir infratores responsaveis por cometer crime racial. Além disso, a mídia deve não somente assumir o papel de informar, mas o de reforçar o compromisso e o papel do Estado, a fim também de incentivar a população a agir e refletir. Com essas medidas tomadas, é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Identifiquei erros como "a igualdade" (corrigir para "à igualdade") e "as exclusões sociais" (corrigir para "às exclusões sociais"). No desenvolvimento, há repetição de ideias; sugiro reestruturar os argumentos. A proposta de intervenção está completa, mas poderia detalhar mais a ação das escolas nas campanhas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.