Nesse contexto, é oportuno frisar a inércia governamental como um dos agravantes desse revés. Sob esse viés, o filósofo Maquiavel em seu livro "O príncipe" elucidou que o governo deve agir visando o bem universal. Todavia, é perceptível que a máquina pública vai de encontro com a lógica maquiavelica, haja vista o ínfimo incentivo da inserção da cultura africana na sociedade brasileira, a exemplo a escassa elaboração de museus que compreendam as tradições e valores africanos. Dessa forma, culmina-se a esteriotipação do legado afro-brasileiro.
Ademais, a insciência coletiva age como um catalizante desse impasse. Nesse sentido, o filósofo Platão em sua obra "A alegoria da caverna" narra a história de indivíduos dentro de uma caverna à mercê das projeções de sombra sem saber de fato o que é aquilo. Na esteira desse raciocínio, é notório que as ideias platônicas são aplicáveis ao corpo cívico brasileira, à medida que a maioria desconhece a importância da cultura africana para sua formação, tendo em vista que muitos praticantes de capoeira desconhece a sua origem afro-brasileira. Logo, perpétua-se o estreitamento da relação entre a malha social e a sua história de formação cultural.
Diante do supracitado, é necessário superar as barreiras para a valorização da cultura africana. Desse modo, cabe ao governo a criação de centros culturais africanos, por meio da destinação de erário e da contratação de profissionais com formação superior em cultura afro-brasileira e que enfrentem a esteriotipação dessa cultura, a fim de mitigar o óbice. Simultaneamente, é de responsabilidade da escola fomentar o conhecimento cultural, por intermédio de palestras que contemplem a importância de conhecer o legado afro-brasileiro. Somente assim, poderemos garantir a eficiência do Artigo 215.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros como "estereotipação", "insciência" e falta de concordância em "muitos praticantes de capoeira desconhece". Sugiro corrigir para "estereotipação", "ignorância" e "desconhecem". Use conectivos para melhorar a fluidez.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.