Por Emanueli
Quantidade de postagens
#161196
No filme, "Lorax: Em busca da Trúfula perdida", os personagens principais lutam contra as grandes empresas para que a população possa viver em um mundo com árvores de verdade e oxigênio de graça. No entanto, tal prerrogativa não está longe da realidade, já que os brasileiros sofrem com os efeitos das crises ambientais, sendo perpetuadas com a ausência de políticas eficazes que não abrange toda a comunidade. Essa situação problemática ocorre, principalmente, em decorrência da substituição da manufatura para a maquinofatura e da ausência governamental.

Diante desse cenário, é válido ressaltar que a Revolução Industrial surge como outro grande imbróglio. Desse modo, com a ascensão da burguesia e a alienação do proletariado, o meio ambiente é invisibilizado e perde a sua importância para o comércio e o trabalho, com isso a massa mais pobre, que padece de educação escolar e ambiental, fica reclusa e demora para perceber os impactos da crise climática e a diminuição dos recursos não renováveis, sendo exatamente o que os donos de indústrias querem para aumentar os seus negócios e não faltar matéria-prima barata. A falta de seguridade dessa ordem ocasiona a desigualdade e a atenuação dos problemas ambientais, como o desmatamento e a liberação de gases tóxicos.

Em segundo lugar, é fundamental avaliar, ainda, o quanto que a inércia estatal contribui para o agravamento desse impasse. Conforme o livro, "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, é perceptível que a sociedade carente surge como umas das maiores vítimas das secas, porque não conseguem trabalhar e comprar comida, vivenciando o abandono do Estado quanto aos direitos sociais da pessoa humana. Essa realidade fictícias não é diferente da atual conjuntura, pois os problemas do clima mundial causam impactos iguais, como secas e enchentes, em famílias destituídas de bens. Consequentemente, o corpo social não consegue entender a razão desses desastres naturais, que é intesificado pela falta de informações sobre os modos de degradação da natureza e por estarem ocupados com as suas sobrevivências em locais precários.

Portanto, é imprescindível que ações sejam tomadas para a resolução desse obstáculo. Para isso, o Ministério da Educação — órgão responsável pelas políticas educacionais brasileiras — deve investir na educação não privada e em projetos ambientais gratuitos, por meio de palestras e debates, para que todas as crianças e adolescentes possam compreender a importância de adotar ações de conservação e reestruturação ambiental. Além disso, cabe ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome — instituição que tem o objetivo de combater a pobreza — criar iniciativas de caridade para os indivíduos em calamidades ecológicas, garantindo moradias seguras, empregos estáveis e educação de qualidade, por meio de grupos de ajuda, a fim de que os cidadãos que estão em situação de desarmonia social, em catástrofes, não sejam prejudicados financeiramente.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Erros recorrentes de norma padrão: uso inadequado de termos (maquinofatura, inércia estatal, intesificado), concordância e grafias (fomes de virtudes), e frases muito longas que dificultam a leitura. Ex.: “a presença de políticas eficazes que não abrange toda a comunidade” (concordância/clareza); “essas situações fictícias não é diferente” (plural/erro de crase). Sugestões: revisar vocabulário, eliminar velhos cacófatos, manter sujeito–verbo em ordem: “a ausência de políticas eficazes não abrange toda a comunidade.” Conectivos estão presentes, mas cuide da progressão lógica entre ideias. Proposta de intervenção pode ser mais detalhada: indicar ações específicas, prazos e responsáveis de forma clara (ex.: MEC, MMA; metas, prazos). Exemplo de melhoria: “MEC: implementar 5 oficinas semanais de educação ambiental nas escolas públicas, com avaliação bimestral, até 2026; MMA: incentivar programas de reflorestamento comunitário com apoio financeiro.”

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação UFGD 2026

Na série "Anne with an E", adaptação lit[…]

Na obra musical “Young and Beautiful” da cantora a[…]

No passado, era muito comum ver idosos chegando ao[…]

A perspectiva acerca do envelhecimento na sociedad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.