Em primeiro lugar, cabe registrar que a marginalização desses discentes é alimentado pela lacuna educacional. Nesse sentido, o filósofo Immanuel Kant declara que o ser humano é resultado da educação ao qual foi exposto. Dessa forma, a escola como ambiente de acesso cultural, de socialização e de construção de conhecimento, deve propor mecanismo de que supram a exclusão desses indivíduos.
Sob esta ótica, é preciso ponderar que a temática é acentuada pela discriminação decorrente de uma invisibilidade histórica. Nesse viés, o filósofo e historiador Michel Foucault afirma que o apreço a perfeição e a intolerância culmina no desprezo e na segregação das diferenças. Assim, é necessária uma educação pautada na equidade, no respeito e na valorização histórico social desses estudantes.
Diante do exposto, infere-se uma ação em prol da remodelagem desse quadro. Para tanto, o Ministério da Educação, com a secretaria municipal de educação, deve promover formações continuadas e recursos didáticos e acessíveis aos profissionais em docência, para atuarem frente a consolidação de ensino inclusivo pautado na lei.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com apenas pequenos desvios, como a falta de concordância verbal em "deve propor mecanismo de que supram a exclusão desses indivíduos". A compreensão da proposta e o desenvolvimento do tema são excelentes, assim como a seleção e organização das informações e argumentos. O uso dos mecanismos linguísticos é adequado, mantendo a coesão e a coerência do texto. No entanto, na competência 5, apesar de propor uma ação de intervenção, faltou detalhar melhor os elementos, principalmente o meio e a finalidade da ação proposta. Para melhorar, sugiro revisar a concordância verbal e detalhar mais a proposta de intervenção, explicando como as formações continuadas e os recursos didáticos e acessíveis serão implementados (meio) e qual o impacto esperado dessas ações (finalidade).