A educação é um dos principais fatores que contribui para o desenvolvimento da vida pessoal e profissional, diante disso deve-se haver um preparatório adequado a cada pessoa, respeitando as potencialidades e reconhecendo suas necessidades.
Pode-se presenciar a ausência dessa educação no filme “Extraordinário” onde o protagonista contém uma deformação facial, se tornando vítima de bullying em um ambiente escolar, trazendo o sentimento de rejeição e má experiência por ter sido ridicularizado. A princípio, o filme traz essa crítica sob a sociedade demonstrando que o capacitismo continua existindo em nossa federação, levando a marginalização e subestimação a capacidade humana. Cada indivíduo tem uma trajetória de vida singular, com diferentes condições sociais, emocionais e físicas, que muitas vezes não é atendida por escolas que usam métodos padronizados de ensino, a empatia é uma ferramenta primordial em
situações como essa.
Mediante ao que foi argumentado, uma vez que o Estado, investir em recursos pedagógicos adequados, produção de conhecimento e formação dos profissionais da educação, é possível transformar a educação e garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, dando a sua real valorização nessa sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
No geral, a redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1), com apenas alguns deslizes gramaticais. Por exemplo, o trecho "uma vez que o Estado, investir em recursos pedagógicos adequados" apresenta uma falta de concordância verbal. O correto seria "uma vez que o Estado invista".
A redação apresenta um bom entendimento da proposta e desenvolve o tema de forma estruturada (Competência 2). No entanto, algumas informações poderiam ser melhor selecionadas e relacionadas (Competência 3). O exemplo do filme "Extraordinário" é relevante, mas poderia ser melhor integrado ao argumento principal, talvez relacionando-o mais explicitamente à necessidade de uma educação inclusiva.
A redação também apresenta um bom uso de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação (Competência 4), com uma coesão e coerência bem estabelecidas.
Em relação à proposta de intervenção (Competência 5), o texto sugere que o Estado invista em recursos pedagógicos adequados, formação de profissionais e produção de conhecimento. No entanto, faltou detalhar mais um desses elementos, como por exemplo, como seria essa formação dos profissionais ou quais seriam os recursos pedagógicos adequados.
Para melhorar, recomendo que revise a gramática e concordância verbal, integre melhor os exemplos ao argumento principal e detalhe mais a proposta de intervenção.