Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120385
O filósofo Hans Jonas, em "princípio de responsabilidade", enfatiza que a sobrevivência da humanidade depende do esforço coletivo para cuidar do planeta e, assim, assegurar o futuro. De modo análogo, nota-se por parte do Governo e da população uma desvalorização do meio ambiente, indo contra o pensamento do filósofo, uma vez que há a necessidade de desenvolver uma educação voltada para um consumo sustentável. Isso porque um egoísmo, onde os livros são priorizados, foi gerado e sustentado não só pelo descaso governamental, mas também pelas lacunas educacionais.

Diante desse cenário, é notório que o descaso do governo amplia a problemática, visto que a má administração impossibilita o desenvolvimento de ideias para uma sociedade mais sustentável, onde tenha produtos biodegradáveis e serviços de reciclagem. Sob essa ótica, cabe mencionar os conceitos históricos criados pela Alemanha do século XX, denominado “Sociedade cotovelo”, que se baseiam em uma ordem social na qual o egoísmo, a crueldade e os interesses próprios prevalecem. Nesse sentido, observa-se na sociedade brasileira a predominância dos interesses e egoísmo dos governantes que, por sua vez, deixam de investir em incentivos de práticas sustentáveis, visando apenas a economia do país. Logo, é inaceitável que esse egoísmo persista.

Ademais, as falhas na educação se tornam mais um obstáculo devido à ineficiência no papel de conscientizar e ensinar sobre reciclagem e reutilização, dessa forma, aumentando os impactos ambientais. Segundo o filósofo Confúcio, “Não corrigir as nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”. Nesse contexto, vale ressaltar a colonização do Brasil, período marcado por uma grande exploração da natureza, da qual, seguindo o ponto de vista do filósofo, persiste até os dias atuais devido à normalização, o que consequentemente se torna um novo erro -o consumo exagerado dos recursos naturais-. Nesse viés, cabe à escola ensinar sobre a importância do meio ambiente para que as crianças não cometam o mesmo erro no futuro.

Portanto fica evidente a necessidade de medidas para amenizar os impactos do consumismo. Para isso, o Estado por meio de investimentos em políticas públicas, devem providenciar auxílios monetários para o desenvolvimentos de produtos e serviços sustentáveis, com a finalidade de obter ambientes de reciclagem e produtos biodegradáveis que danifiquem menos o meio ambiente. Além disso, urge que o Ministério da Educação crie campanhas de práticas sustentáveis que ensinem reciclagem, através de palestras, a fim de desenvolver uma educação ambiental nas escolas. Somente assim, alcançaremos o “Princípios de responsabilidade” do Hans Jonas
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120387
@OlrenBeat, poderia corrigir a minha redação por favor
0
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120407
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresenta uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

1. Repertório sociocultural: Você menciona o filósofo Hans Jonas e faz referência à Alemanha do século XX como exemplos relevantes para embasar seus argumentos sobre a importância da responsabilidade ambiental. Isso demonstra um bom repertório sociocultural produtivo.

2. Tese: Sua tese está clara ao afirmar que há uma desvalorização do meio ambiente por parte do governo e da população brasileira, sendo necessário desenvolver uma educação voltada para um consumo sustentável.

3. Argumentação: Você apresenta argumentos consistentes ao apontar o descaso governamental na administração dos recursos naturais e a falta de investimentos em práticas sustentáveis. Além disso, destaca as falhas na educação em conscientizar sobre reciclagem e reutilização como outro obstáculo para a preservação ambiental.

4. Coerência textual: Em relação à articulação das partes do texto, é importante garantir uma maior coesão entre as ideias apresentadas nos parágrafos. Certifique-se de utilizar conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre as informações expostas.

5. Proposta de intervenção: Sua proposta de intervenção é adequada ao sugerir que o Estado invista em políticas públicas voltadas para produtos sustentáveis e também promova campanhas de conscientização ambiental nas escolas. No entanto, é importante detalhar mais a sua proposta, indicando o agente responsável pela ação, os meios de execução e os possíveis efeitos esperados.

No geral, você apresenta uma boa argumentação sobre a importância da responsabilidade ambiental e traz exemplos relevantes para embasar seus pontos de vista. Para melhorar seu texto, sugiro que você revise alguns aspectos como coesão textual e desenvolvimento da proposta de intervenção.

Lembre-se também de fazer uma revisão final para corrigir eventuais erros gramaticais ou ortográficos que possam comprometer a compreensão do seu texto.

Continue praticando! Com o tempo e dedicação, você irá aprimorar ainda mais suas habilidades na escrita.

Sua redação possui 12 desvios!
0
Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120409
0

Na obra "utopia" escrita pelo inglês Tho[…]

Violência doméstica no Brasil

Hodiernamente, é fácil perceber pelas mídias, tele[…]

besourokafka Oii boa tarde dando continuidade […]

Em sua obra,"Ensaio sobre a Cegueira" o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.