Primeiramente, as questões climáticas afetam diretamente na biodiversidade brasileira, sobretudo devido ao uso desenfreado dos recursos naturais . O ilustre filósofo Zygmun Bauman em seu pensamento destaca que "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação à elas" o que permite refletir sobre as questões ambientais. Dessa forma,nota-se que as crises climáticas são problemas altamente urgentes na sociedade brasileira principalmente em relação a degradação da fauna e flora , mas também percebe- se que tudo depende da forma como os indivíduos vão reagir a isso, sendo assim é possível notar que a reação brasileira é cada vez mais precária como expõe dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, onde entre 2000 e 2016, o Brasil perdeu 7,5% de sua vegetação florestal.
Ademais, as questões climáticas afetam diretamente a população mais carente brasileira. No livro "Homens e Caranguejos" de Josué de Castro é salientado que problemas ambientais e sociais caminham junto,o que evidencia a relação entre a degradação ambiental e a marginalização das camadas mais pobres. A partir disso , é possível destacar que as comunidades mais vulneráveis são as mais afetadas por viverem em áreas inapropriadas como favelas e pelas falta de estrutura serem mais propícias a ficarem desabrigadas por conta de enchentes e a terem mais chances de desenvolverem doenças infecciosas como a leishmaniose. Diante disso é necessário que medidas sejam tomadas para que essa temática seja solucionada.
Portanto, o governo - responsável pelo bem-estar social juntamente com o Ministério da Educação deve promover a implantação de ensino sobre a importância de cuidar do meio ambiente e da mudança de hábitos para a conscientização sobre as emergências climáticas, por meio da inserção de disciplinas educativas que mostrem práticas sustentáveis como a maneira correta de descartar lixo, reduzir o consumo de água e a valorização de meios de transporte menos poluentes como bicicleta e transportes públicos.Assim, podemos ter umas sociedade consciente e propícia a evitar a urgência climática preservando a biodiversidade brasileira e melhorando as condições de pessoas mais vulneráveis.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Erros gramaticais incluem "as emergências climáticas essas que que","desmoderado"; "a vulneráveis as consequências"; erros na pontuação e uso inadequado de crase como em "à elas". Corrija assim: "as emergências climáticas, que", "uso desmedido", "vulneráveis às consequências".
Competência 2: Compreendeu o tema e abordou-o de maneira coerente, relacionando conceitos de várias áreas.
Competência 3: A argumentação é sólida, mas pode ser melhorada detalhando mais os dados do IBGE, oferecendo uma análise mais aprofundada.
Competência 4: Alguns conectivos faltam para melhor coesão, como "além disso" para guiar melhor o leitor. "Portanto" pode iniciar a conclusão mas seguido de conectivos internos mais evidentes.
Competência 5: A proposta de intervenção tem os quatro elementos, mas falta detalhamento, como especificar o método de implementação das disciplinas ou as formas de avaliação dessa mudança educativa.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.