Avatar do usuário
Por Mendesalex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108304
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita baseada na ausência de conflitos e problemáticas sociais. Entretanto, hodiernamente, a sociedade brasileira apresenta comportamento oposto ao que o autor prega, visto que o endividamento crescente e a ausência da educação financeira no meio social se tornam precursores de demasiadas adversidades. Dessa forma o número de pessoas que sofrem com problemas econômicos, tais como, negativação e falência só aumentam.
Inicialmente, tendo como vultoso exemplo a obra cinematográfica "O lobo de Wall Street", a qual apresenta os valores do treinamento voltado às finanças e a importância da educação financeira dentro de uma empresa, percebe-se que o aprendizado de modo financeiro é de grande valia no âmbito social, fator o qual não é abordado dentro das instituições brasileiras de ensino. Desse modo transformando os alunos em futuros consumidores deficitários e também inviabilizando ou atrasando o surgimento de promissores empresários. Ademais, o crescente mercado empresarial está gradativamente apresentando um leque de oportunidades a futuros investidores, sendo assim a importância do processo educacional de modo financeiro se torna ainda mais necessário para a sociedade.
Outro desafio, é o consumo compulsório o qual origina-se a partir da estereotipação social, que leva o indivíduo a querer possuir produtos impostos pela sociedade para assim garantir uma imagem de status. Isso é, o consumo incontrolável do indivíduo, se dá a partir da ausência de preparo psicológico voltado a área financeira, situação bastante retratada na obra brasileira “até que a sorte nos separe”.
Destarte é necessário a ação do ministério da educação, juntamente com o ministério da economia e autarquias e instituições financeiras, como o Bacen, implantar dentro das instituições de ensino brasileiro uma grade de ensino voltado a educação financeira, e proporcionar oportunidades de financiamento de dívidas a partir de programas de quitação às pessoas que não possuem condições para livra-se da negativação. Assim, enraizando a ideia de educação financeira durante o processo de formação escolar de futuros empregados e empresários, e também gerando oportunidades a endividados que buscam livrar-se de seus débitos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A herança africana é um dos pilares fundamentais d[…]

A lei de diretrizes e bases estabelece que as aval[…]

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico que se caract[…]

Na série Black Mirror, produzida pela Netflix em 2[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.