Avatar do usuário
Por Yruda
Quantidade de postagens
#129084
Há algumas décadas o Brasil se depara com uma situação na qual outros países no mundo já enfrentavam, a questão do movimento imigratório em massa. Estados europeus já precisam lidar com esse tipo de fenômeno proveniente das guerras e desigualdades existentes, sobretudo na África e no Oriente médio. Hoje, na geopolítica contemporânea, o Brasil e outros países americanos observam de perto essa mesma ocasião em seus respectivos territórios geográficos.

Dito isso, parafraseando o artista Napalm, no trecho da música "Pangeia" em que ele diz: "e o mar mediterrâneo virou um bálsamo dos náufragos, depósitos de crânios." Nesta parte, o cantor faz uma referência aos imigrantes que tentam atravessar as perigosas águas do mar mediterrâneo para chegar ao continente europeu. Certamente, uma difícil trajetória, assim como também é a dos venezuelanos, bolivianos ou haitianos que tentam cruzar a fronteira e adentrar no território brasileiro. Os motivos podem variar, mas geralmente possuem algo em comum. Observa-se que, na maioria dos casos, os países dos respectivos estrangeiros estão passando por uma crise econômica/social, conflito armado ou perseguição política.

Sendo assim, as pessoas buscam sair de suas nações de origem para tentar uma nova oportunidade de melhoria de vida em um outro lugar, seja porque estão fugindo de um governo autoritário ou, até mesmo, da fome e da miséria. Ademais, em boa parte dos casos, os direitos humanos dos imigrantes são violados, mulheres e crianças são submetidos à exploração sexual, homens a trabalhos análogos à escravidão e, de maneira generalizada, acabam ficando na miséria e na marginalização. Casos como esses são cada vez mais frequentes nos dias atuais. Ou seja, isso acarreta em uma série de problemas sociais graves para o Estado brasileiro.

Portanto, verifica-se que é necessário pensar em soluções pacíficas e humanitárias para esse tipo de situação. A Organização das Nações Unidas (ONU), através de suas resoluções e tratados, deve dar uma atenção maior ao caso, e os Estados, incluindo o Brasil, precisam implementar leis que sigam as recomendações da ONU, respeitando os direitos humanos e desenvolvendo um planejamento de integração dos imigrantes na sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.