Avatar do usuário
Por Rayssa312
Quantidade de postagens
#126179
Simone de Beauvoir, expoente socióloga, problematizou em seus textos a invisibilidade que determinados grupos sociais sofrem por conta do preconceito. Nesse sentido, o trabalho de cuidado exercido pelas mulheres no Brasil revela uma conjuntura de apagamento criticado por Simone, haja vista que, o trabalho doméstico, por exemplo, protagonizado pelo labor feminino é muitas vezes desvalorizado. Diante disso, para que a problemática seja solucionada deve-se debater acerca dos pensamentos retrógrados e da omissão estatal.
Em primeiro plano, é notório que a mentalidade ultrapassada é um motor para a invisibilidade em questão. Acerca disso, Gilberto Freyre, em seu livro “Casa Grande & Senzala”, demonstrou como o trabalho do lar realizado pelas escravas era desvalorizado por conta do machismo. Nesse viés, percebe-se que o desprezo pelas atividades de cuidado perdura na contemporaneidade quando se ouve frases do tipo “lugar de mulher é na cozinha”, que mostra a limitação para com as mulheres e o trabalho doméstico. Portanto, é inadmissível que tais pensamentos limitantes torne tantas mulheres invisíveis socialmente.
Outrossim, vê-se que a omissão estatal se configura um obstáculo para a resolução do impasse. Nessa perspectiva, o contratualista Thomas Hobbes defendia que se o Estado descumprisse suas obrigações de defesa aos direitos do povo, haveria a quebra de contrato social. Nessa lógica, vê-se que a omissão do Estado em garantir a valorização do trabalho feminino de cuidado se revela como esta quebra de contrato, a qual é evidenciada pela pouca fiscalização dos ambientes de trabalho onde essas mulheres estão inseridas, uma vez que corriqueiramente a carga horária de trabalho é excedida, por exemplo.
Urge, dessa forma, que medidas para dar visibilidade ao trabalho de cuidado realizado pelas mulheres sejam tomadas. Para tanto, o Governo deve promover ações de fiscalização nos ambientes de trabalho que abrangem o cuidado ao lar, idosos e crianças, por meio de fiscais que farão visitas regulares, a fim de assegurar que os direitos trabalhistas sejam respeitados. Com isso, espera-se que haja a mudança de comportamento dos empregadores e da mentalidade misógina e limitante das pessoas. Somente assim, a invisibilidade social criticada por Simone de Beauvoir ser-se-á superada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
#126201
Olá, @Rayssa312!

Segue avaliação:

C1: 160/200
C2: 200/200
C3: 160/200
C4: 200/200
C5: 200/200

Total: 920/1000

Expectativas para o Enem: 880-940.

Boa sorte e bom descanso! :)
0
Cuidado com a tecnologia

Conforme estudos demográficos realizados pela Acad[…]

A constituição Federal Brasileira, promulgada em 1[…]

Tendo em vista a situação do Brasil, o tema bullyi[…]

Padrões de beleza no Brasil

Diante da conclusão do filósofo francês Jeans-Jacq[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.