Avatar do usuário
Por Bianca88
Quantidade de postagens
#138968
A Constituição Federal, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 215, o acesso à cultura como direito para todos os cidadãos brasileiros. No entanto, de maneira análoga, certifica-se que esse direito não é assegurado na prática, ao observarmos os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Desse modo, é imperativo ressaltar os principais responsáveis por essa conjuntura, a omissão governamental e a indiferença social.

Em primeira análise, vale destacar o descaso estatal como impulsionador dos obstáculos enfrentados pelos povos africanos em busca de reconhecimento de sua cultura. De acordo com Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", o papel do Estado é garantir o auxílio ao progresso no corpo social. Entretanto, ao analisarmos a inércia governamental direcionada a tais pessoas, não cumpre conforme previsto na Carta Magna. Assim como, a falta de investimentos em políticas públicas causam dificuldades no âmbito cultural - como a invisibilidade da herança africana. Logo, isso contribui para que suas necessidades sejam cada vez mais negligenciadas.

Outrossim, a falta de empatia é outro agravante no que tange o problema. Segundo Zygmunt Bauman, em seu livro "Modernidade Líquida", na contemporaneidade as relações se formam com rapidez e inconstância e, consequentemente, o descaso com o próximo se torna comum. De fato, o pensamento do sociólogo reflete que em tempos modernos a falta de mobilização social agrava as dificuldades para valorizar o legado afro-descendente no país. E por conseguinte, a cultura desses povos continua invisibilizada. Dessa forma, é inaceitável que a volatilidade das relações afetem as esferas sociais, como a empatia.

Partindo desse pressuposto, faz-se necessário mudanças. É dever do Governo, órgão responsável por garantir a existência de todos, juntamente ao Ministério da Cultura, a implementação de ações que visam ampliar a cultura africana no dia a dia, por meio de políticas públicas, a fim de sanar a invisibilidade cultural desses povos. Paralelamente, é dever das mídias digitais, a criação de campanhas de valorização da cultura, com a finalidade de retirar o assunto do silenciamento populacional, diretamente ligado à inércia midiática. Só assim, o que consta na Carta Magna será assegurado na prática.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Erros como "tange o problema" podem ser corrigidos para "tange ao problema". A proposta de intervenção poderia detalhar mais o meio. Use conectivos variados para melhorar a coesão, como "além disso" ou "por outro lado".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.