Sob essa ótica, convém ressaltar de que maneira a omissão do Estado fomenta a desvalorização da herança africana. Nesse sentido, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman utiliza o termo "Instituição Zumbi" para simbolizar as entidades que não cumprem com seu papel previamente estabelecido. Segundo o raciocínio, é possível compreender o Governo como um exemplo da ideia do expoente da Sociologia, uma vez que sua função de promover a cultura não está sendo cumprida em sua totalidade, pois a herança africana ainda é tratada de forma esteriotipada, ocultando as ricas tradições originadas da África. Por isso, é necessário que essa conduta estatal mude.
Ademais, é crucial que a escassez de debates acerca da importância da cultura africana seja superada. Sob esse viés, a filósofa Djamila Ribeiro defende que, para atuar em uma situação, deve-se, antes de tudo, tirá-la da invisibilidade. No entanto, o panorama nacional destoa do pensamento da autora, já que a pouca representação africana na mídia não é enxergada pela sociedade, de modo que discussões sobre essa questão não sejam priorizadas, dificultando intervenções nesse problema. Logo, essa nebulosidade precisa ser exposta, para conscientizar a sociedade.
Portanto, torna-se primordial enfrentar a desvalorização da cultura africana no Brasil. Tendo isso em vista, cabe ao Estado, na condição de detentor dos meios legais de tranformação, apresentar a herança africana de forma ampla nas escolas do país, com a finalidade de valorizar a cultura africana e cessar o descaso estatal relacionado a essa problemática. Paralelamente, a mídia deve dar vizibilidade aos costumes africanos, a fim de conscientizar a sociedade. Por conseguinte uma sociedade mais próxima da que é citada em "Utopia" será consolidada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros incluem "esteriotipada" (corrigir para "estereotipada") e "tranformação" (corrigir para "transformação"). A proposta de intervenção carece de detalhamento nos elementos agente e meio. Utilize conectivos como “além disso” para melhorar a coesão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.