Diante desse cenário, é imperativo apontar a ausência de medidas estatais eficazes para a superação desse problema. Conforme a matéria publicada pelo jornal da Universidade Estadual Paulista, (UNESP), professores discutem os avanços e dificuldades para valorização histórica, Afro – Brasileira. Sob tal ótica, uma das professoras relata como em sua época havia um estigma em relação ao debate da cultura africana no ambiente escolar, uma vez que na respectiva fala da docente essa dificuldade era presente, a docente conta que na atualidade ela pôde oferecer uma melhor experiência em relação à temática para seus alunos, visto que através de livros, literatura e artigos, retira do anonimato, por exemplo, Luiz Gama, escritor e Carolina de Jesus, escritora Negra. Dessa forma, essa conjuntura segundo as ideias do contratualista John Locke, filósofo, francês, configura uma violação do “contrato social”, segundo qual o Estado deveria oferecer uma formação cidadã completa, deveria ser do Estado, é não os professores de forma independente, o que lamentavelmente é evidente no país.
Ademais, é importante ressaltar o mito da democracia racial como impulsionador do problema. Segundo o Sociólogo, Gilberto Freire, em seu livro, “CASA GRANDE E
SENZALA”, o autor propõe que a miscigenação entre indígenas, negros e brancos, resultou em uma “grande democracia racial”. Sob esse viés, é inegável a contribuição do autor para a construção do campo social nacional, contudo, essa visão relativizada da formação do povo brasileiro, fez com que o Brasil negasse o racismo por boa parte de sua
história e foi maléfico para a luta de igualdade civil. Logo, é inadmissível que pensamentos como esse continuem a perdurar.
Dessa maneira, denota – se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, o Estado – em sua função de promotor do bem-estar social, deve, por meio do Ministério da Educação, reformular o currículo nacional comum, com a valorização da historicidade negra, além de instituir, pós-graduação que contemplem essa temática, através de bolsas de pesquisas remuneradas em Universidades Federais. Tal ação, terá como finalidade a valorização e assimilação da africanidade do povo brasileiro, além de contar a história por uma visão não eurocêntrica. Assim, se consolida uma sociedade que reconhece em si a importância desse povo na construção – histórica brasileira, e o Estado cumprirá corretamente o seu “contrato social”.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de concordância e uso inadequado de vírgulas, como em "medidas governais" (corrigir para "governamentais"). Falta detalhamento na proposta de intervenção. Reescrever frases longas para melhorar a clareza e a fluidez do texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.