tem as lembranças culturais de seus antepassados violados por questões étnicas, mesmo sendo esse um direito constitucional.Com isso, emerge um problema sério, em virtude da sensação de superioridade e da ineficiência governamental.
Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para a sensação de superioridade presente na questão.Bourdieu define “violência simbólica” como a inferiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência está presente na desvalorização das heranças africanas, visto que mesmo após a abolição da escravidão a cultura a afro ainda é vista como inferior por uma parcela da sociedade contemporânea . Assim, é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos
cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à valorização da cultura africana, uma vez que o estado fica inerte perante as lacunas socioculturais presente no problema. Dessa forma, para que
tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Portanto, é urgente intervir nesse problema.Para isso, o YouTube deve criar uma série de vídeos sobre os desafios da desvalorização da herança africana, por meio de
entrevistas com sociólogos, a fim de reverter a discriminação que impera. Tal
ação pode, ainda, conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a
mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a ineficiência governamental presente
no problema.Dessa forma, os fatos não serão ignorados e poderão deixar de
existir.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Norma-Padrão foram identificados erros de concordância – “que tem as lembranças” deveria ser “que têm as lembranças” –, problemas de pontuação (ex.: “constitucional.Com” e “problema.Para”), inconsistência na capitalização (“estado” versus “Estado”), e erros lexicais (“cultura a afro” em vez de “cultura afro”) e de concordância (“lacunas socioculturais presente”). Na compreensão e argumentação, a ideia central é adequada, mas faltam conexões aprimoradas. A proposta de intervenção apresenta o agente, ação, meio e finalidade no primeiro plano (YouTube criando vídeos com entrevistas), mas a intervenção sobre a ineficiência governamental carece de detalhamento. Sugere-se cuidar da coesão entre períodos e expandir a proposta governamental, por exemplo, indicando que órgãos públicos devem implementar campanhas educativas por meio de parcerias com universidades para consolidar a valorização da herança africana.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.