A Carta Magna, torna obrigatório o ensino afro-brasileiro nas instituições. Bárbara, afirma que o letramento racial brasileiro é precarizado além da negligência do Governo Federal - marjoritariamente ocupado por brancos- a falta de profissionais pedagógicos especializados nas zonas periféricas contribuem para este cenário.
A burguesia é responsável por essa invisibilidade histórica. O professor de história e filósofo Célio, cita no seu projeto antirracista do NEAB- Núcleo Estudantil Africano e Brasileiro a frase -"construímos as metrópoles, mas elas não pertencem ao nosso povo"- que relata a realidade de Salvador, atualmente, marcada pela desigualdade social, tornando o maior centro de heranças africanas exclusivas aos que tem o poder. Roubando a identidade do povo negro e explorando sua própria existência.
Por isso, é crucial a implementação de políticas afirmativas do Estado como o processo de letramento étnico e racial, bem como investimentos culturais com iniciativa do ministério de arte e cultura é fundamental a criação de projetos de democratização ao acesso de pontos turísticos, assim, valorizando todo o histórico diásporico africano no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais em "a Carta Magna, torna", "contribuem" e uso inadequado de conectores. Reescrever como "A Carta Magna torna" e "contribui". Proposta de intervenção carece de detalhamento dos elementos ação e meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.