Em primeira análise, sabe-se que o único assunto sobre o povo da África debatido nas escolas é a escravidão. Desse jeito, muitos jovens sabem somente o início com os navios negreiros, depois todo o horror do período da escravatura e sua luta pela abolição, após esse tempo a história do povo africano não é mais ensinado nas salas de aula. Com isso, o estereotipo de que os afro-brasileiros são apenas um grupo que sofreu e com pouca herança cultural está enraizado na sociedade brasileira. Sendo assim, educar as crianças com apenas um assunto e esquecer de debater sobre o que eles foram antes da escravidão e o que se tornaram depois é um grande problema para a valorização de seus costumes.
Em segunda análise, de fato, a mídia é considerada uma grande fonte de conhecimento, mas que exibe muito pouco sobre a cultura africana. Por isso, ao analisar o conteúdo mostrado nos veículos midiáticos como jornais, televisão e internet, os afro-brasileiros são retratados na maioria das vezes em casos de violência e racismo, em vez de enaltecer alguma conquista, costume ou moda da África. Como por exemplo, nas olimpíadas de 2016, o país sede pode escolher um esporte para integrar-se na modalidade, o Brasil escolheu o rugby em vez da capoeira, perdendo a oportunidade de viabilizar uma das heranças da cultura africana.
Por fim, como o rei de Wakanda, no final, expandiu os costumes do seu povo para o exterior, melhorando a educação nas escolas e a publicidade para o seu país. Assim, cabe ao Ministério da educação promover programas de aprendizagem sobre a cultura africana por meio de veículos midiáticos, como a televisão e a internet, da mesma forma que o Discovery Channel que documenta a vida da população na África no cotidiano. Com o efeito de valorizar a cultura africana no Brasil e fazer com que os jovens aprendam e reconheçam a história e os costumes dos afro-brasileiros.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros como "estereotipo" em vez de "estereótipo" e "ensinado" no lugar de "ensinada". A proposta de intervenção precisa detalhar melhor o agente. Use conectivos para melhorar a coesão, como “além disso” e “por exemplo”.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.