Em primeira análise, é fulcral pontuar que a desvalorização das tradições africanas deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que reduzam tais recorrências. Acerca disso, segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de apoio das autoridades para com os povos afro-brasileiros. Com efeito, a herança africana é excluída perante a sociedade, o que aumenta a desvalorização e, consequentemente, a invisibilidade dessa cultura.
Ademais, é importante destacar o racismo como promotor do problema. Sob essa ótica, na obra “Canaã” de Lima Barreto, é retratado o preconceito de dois alemães ao se depararem com a população negra no território brasileiro. Fora da esfera literária, essa questão se faz presente na nação verde-amarela, visto que ainda existe uma omissão das tradições africanas. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o racismo contribui para a perpetuação dessa desvalorização.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esse cenário nocivo no Brasil. Logo, cabe às Instituições educacionais, como as escolas, juntamente com o Ministério da Educação, implementar palestras sobre a cultura africana, por meio de verbas governamentais e professores especializados, a fim de conscientizar a população sobre a importância de valorizar essas culturas. Assim, a sociedade brasileira poderá, um dia, se aproximar da óptica descrita em Vilarejo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta coesão, mas a conclusão poderia usar conectivos para melhorar a fluidez. Na proposta de intervenção, detalhar o papel dos professores e as formas de conscientização traria mais clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.