A máquina pública carece de ações para reverter o óbice da desvalorização da herança africana. Como afirma Thomas Hobbes: "Sem Estado não há civilização, não há cidadania, não há paz". Essa citação evidencia a importância do poder público na manutenção de leis e deveres coletivos. Diante disso, a falta de investimento na educação sobre o legado africano traz desconhecimento dos cidadãos, que fere o direito do artigo sexto da Constituição Federal.
Além disso, sabe-se que as mídias causam grande impacto na sociedade atualmente. Ademais, o silenciamento midiático voltado para a cultura africana causa uma interferência na exautação e conhecimento desse legado, visto que preferem o investimento em temáticas que geram lucro.
Em suma, é necessário para a diminuição dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, o Ministério da Educação, órgão que trata das questões educacionais no país, emita verbas para a educação da cultura africana, por meio de palestras de conscientização nas escolas. Outra alternativa é a mídia dar visibilidade a esse legado. Somente assim será possível diminuir o revés.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros como "perante à" (corrigir para "perante a") e "exautação" (corrigir para "exaltação"). A proposta de intervenção carece de detalhamento. Sugiro explicitar como a mídia pode dar visibilidade ao legado africano.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.