Avatar do usuário
Por clarinhaplb
Quantidade de postagens
#139516
A obra literária Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, apresenta a narrativa de uma sociedade "cega" no que tange aos problemas sociais. De maneira análoga, fora da ficção, a crítica do autor pode ser verificada na atual conjuntura brasileira, haja vista que muitos indivíduos não enxergam os diversos desafios para a valorização da herança africana no país. Dessa forma, percebe-se a configuração de um grave obstáculo, que se enraíza tanto pela inércia estatal quanto pela falta de informação. Logo, essas causas precisam ser analisadas e combatidas.
Diante desse cenário, é notório que a débil ação do poder público agrava o revés supracitado. Sob essa ótica, é oportuno rememorar o pensamento do ilustre filósofo Thomas Hobbes, que afirma ser responsabilidade do Estado assegurar o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, fica evidente que o território verde-amarelo, lamentavelmente, não é um exemplo desse ideal, visto que os órgãos governamentais nunca se preocuparam em preservar o legado da população negra. Prova disso é a ausência de documentos que indicam o lugar de origem das pessoas escravizadas durante o período colonial, pois todos esses registros civis foram incinerados durante o século XX, com o intuito de negar o passado escravista. Consequentemente, tal escassez dificulta que esse grupo tenha acesso à própria cultura natal, afetando, por sua vez, o conhecimento sobre a sua identidade de uma forma mais ampla. Assim, é imperativo que os agentes competentes modifiquem a sua postura para que o bem-estar defendido por Hobbes seja desfrutado por essa comunidade, na prática.
Ademais, vale ressaltar também que o desconhecimento representa outro suscitador do impasse relacionado à desvalorização da herança africana na nação brasileira. Nesse sentido, consoante o sociólogo Zygmunt Bauman, algumas instituições deixaram de exercer as suas funções sociais, operando como "zumbis". Paralelo a isso, essa perspectiva pode ser associada às escolas, que, embora sejam influentes na formação dos sujeitos, parecem ter esquecido o seu papel, uma vez que tais centros educacionais, influenciados pela visão eurocentrista, desprezam a importância de retratar as figuras pretas nacionais, como Zumbi dos Palmares, e a sua relevância para a história do país. Por conseguinte, essa abordagem ultrapassada impede que as crianças negras, principalmente, reconheçam o papel e o símbolo histórico dos heróis de origem africana, perpetuando, dessa maneira, o ideário do herói branco. Com isso, é nítida a urgência da atuação ativa das redes de ensino para minimizar o infortúnio.
Portanto, vistos os fatores que afligem negativamente a valorização da herança africana, medidas são essenciais para combatê-los. Para isso, o Ministério da Cultura, responsável pelo repertório histórico nacional, deve buscar elementos identitários da população negra e prestigiá-los em museus. Tal ação deve ser feita por meio de um projeto a ser entregue à Câmara dos Deputados, prevendo recursos fundamentais para garantir o cumprimento dessa procura. Desse modo, a inoperância estatal será enfrentada e a cultura negra será explorada. Além disso, cabe ao Ministério da Educação ampliar a divulgação sobre os protagonistas negros nos colégios, por intermédio de alterações no material didático, visando prestigiar os símbolos nacionais. Desse jeito, o Brasil poderá transcender a realidade descrita por Saramago e sair do estado de "cegueira" social.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    A redação demonstra domínio da norma-padrão, com argumentos bem estruturados e relevantes ao tema proposto. A citação de autores como Saramago, Hobbes e Bauman enriquece o texto. No entanto, a proposta de intervenção carece de detalhamento em alguns elementos; por exemplo, explicar como os recursos serão utilizados ou especificar quais tipos de alterações no material didático seriam implementadas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A Constituição Federal de 1988 garante o direito a[…]

enem 2024

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei incrível com[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei bem interess[…]

Estigmas

Eiii! Tudo bem? Gostei muito da maneira como você […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.