Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77593
Na obra distópica "A Rainha Vermelha" da escritora Victória Aveyard, é retratada uma sociedade dividida pela cor do sangue - Vermelhos e Prateados -, na qual os Prateados são detentores de riquezas e luxos, enquanto que os Vermelhos vivem da pobreza e miséria. Paralelamente à ficção, na contemporaneidade brasileira é notável as graves desigualdades entre as regiões do país. Nesse viés, cabe analisar os desafios confrontados para reduzir a problemática: a concentração de renda e a globalização.

Precipuamente, é imperativo ressaltar que a centralização de riquezas no Brasil contribui para essa discrepância. Nesse sentido, na Ditadura Militar - período que vai de 1964 a 1985 - houve o chamado Milagre Econômico, que promoveu o crescimento econômico do país, no entanto, ficou exclusivo à elite e aos militares. Por essa razão, a desigualdade social se fortaleceu no país, principalmente, em regiões como o Nordeste e Norte, em que o subdesenvolvimento é explícito à medida que constata-se uma maior precariedade na saúde e educação, se comparado às regiões mais avançadas, a exemplo do Sul e do Sudeste. Dessarte, a concentração de bens em locais economicamente avançados assegura a marginalização das demais regiões.

Ademais, é vital salientar o processo de globalização como propulsor da controversa. Nesse contexto, o sistema de multinacionalização está relacionado com a integração tecnológica e capitalista entre as diferentes localidades do planeta. Assim, o capitalismo ficou concentrado nas mãos de uma minoria, o que propiciou uma desigual forma de renda, já que, o instalamento de empresas transnacionais e nacionais desestimula o empreendedorismo das periferias e regiões pobres do país, o que culmina no desemprego crescente e o acentuamento da desigualdade. Logo, é preciso que esse cenário seja revertido.

Infere-se, portanto, a necessidade de extinguir os obstáculos supracitados. Para isso, é iimprescindível que o Ministério da Economia - órgão responsável pela política econômica nacional - fortaleça os programas de redistribuição de renda - em especial o Bolsa Família -, por meio do aumento salarial, predispondo do rendimento de um salário mínimo para as famílias mais carentes, bem como, deve equilibrar o sistema tributário e suprimir a concentração de renda, com o fito de abdicar a desigualdade social no Brasil. Somente assim, se consolidará um corpo social mais igualitário, no qual o dilema presente em "A Rainha Vermelha" não seja uma realidade do Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.